Questões de História

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História

O processo de transição para o poder civil no Brasil foi pensado a partir de uma política de abertura controlada, que foi iniciada em 1975 pelo governo do General Geisel. Tratava-se de uma solução que tinha como objetivo manter a oposição longe do Executivo e assegurar que a alternância no poder ocorresse sem riscos institucionais. A respeito do tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Pacote de Abril, conjunto de medidas arbitrárias editadas pelo governo Geisel, adiava para 1982 a eleição indireta para governadores e alterava a composição do colégio eleitoral, que deveria escolhê-los, de modo a reforçar a presença da Arena.
( ) Geisel inventou a campanha eleitoral “surda-muda” para o rádio e a televisão, na qual só era permitido ao candidato apresentar foto três por quatro (no caso da TV), nome e minicurrículo, juntamente com a mensagem e proposta de atuação.
( ) O Pacote de Abril trouxe a invenção do senador biônico que seria eleito diretamente pelo mesmo colégio eleitoral que escolheria o futuro governador.
( ) O apelido senador biônico, atribuído pela oposição, fazia referência a um seriado norte-americano cujo protagonista, um cyborg, tinha poderes artificiais fabricados graças à tecnologia.
( ) Geisel modificou a representação na Câmara Federal, aumentando a bancada dos pequenos estados, onde a Arena era mais forte.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O governo Fernando Henrique Cardoso não conseguiu construir mecanismos institucionais para aumentar o controle do Executivo Federal sobre o déficit fiscal dos estados, pois havia o receio de que essa prática prejudicaria significativamente as relações federativas no Brasil e afetaria os resultados de uma possível reeleição.

Julgue o item subsequente. 



Sobre o processo de escravidão no Brasil, podemos afirmar que, em 1880, o conde Maurício de Nassau apresentou um projeto de extinção da escravidão. São os seguintes os pontos principais do projeto: cessação imediata da compra e venda de cativos e em consequência, fim do tráfico interprovincial; as associações organizadas para emancipar escravos receberiam terras, para o estabelecimento de colônias de libertos; proibição da separação das mães de seus filhos, para serem alugadas como amas-de-leite, como criadas ou outro fim; libertação imediata dos escravos mais velhos, doentes, cegos ou comprovadamente nascidos na África. 

É correto afirmar que, no início do século XVII, a França faria sua segunda tentativa de colonização no Maranhão, que a colonização portuguesa ainda não tinha atingido. Essa França Equinoxial é bem menos conhecida do que a tentativa anterior, embora tivesse um caráter mais oficial, na medida em que era apoiada diretamente pela Coroa e tenha constituído, naquele momento, o esforço colonial mais importante da França, que após sua derrota voltaria finalmente suas atenções para o norte do continente, para cuidar, depois de um século de quase total abandono, do estabelecimento de uma Nova França no Canadá. 

Julgue o item subsequente. 



A exploração da América foi uma condição essencial para o nascimento do capitalismo, e, também, um índice de sua expansão em escala mundial. As descobertas de ouro e de prata na América, o extermínio, a escravização das populações indígenas, forçadas a trabalhar no interior das minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais e a transformação da África num vasto campo de “caçada” lucrativa para obter escravizados são os acontecimentos que marcaram o alvorecer da era da produção capitalista. Esses processos idílicos são fatores fundamentais da acumulação primitiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis