Questões de Governança de TI da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Governança de TI da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1022891 - Governança de TI, COBIT, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

Com relação ao COBIT, versão 5, julgue o próximo item. 

As principais entidades de tomada de decisão de uma organização são categorizadas, no modelo COBIT 5, como um habilitador denominado estruturas organizacionais. 

#Questão 1022892 - Governança de TI, COBIT, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

Com relação ao COBIT, versão 5, julgue o próximo item. 

No COBIT 5, a avaliação do nível de capacidade do processo é considerada como executada quando opera dentro dos limites definidos para produzir seus respectivos resultados.

#Questão 1022893 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir.

Considerando que o processo de gerenciamento de liberação estava em um ambiente ágil, as implantações de alteração no software devem acontecer de forma consolidada com as alterações na infraestrutura, devendo ser feita em conjunto em uma única implantação. 

#Questão 1022894 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir.

As ações para disponibilizar a nova versão do software podem demandar uma alteração em item de configuração mantido pelo processo de gerenciamento de configuração. 

#Questão 1022895 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir.

A implantação ocorrida deveria utilizar uma requisição de serviços a partir de um usuário, tendo em vista o ambiente de alta criticidade para o negócio. 

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