Questões de Governança de TI do ano 2025

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Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2025

#Questão 1116854 - Governança de TI , Conceitos Básicos em Governança de TI, FADESP, 2025, UNIFESSPA, Analista de Tecnologia da Informação/Área Desenvolvimento de Software

No contexto da governança, o conceito que define que cada indivíduo ou equipe envolvida em um projeto, tem a obrigação de responder pelos resultados que produziu ou pelas tarefas que lhe foram atribuídas é denominado como

Leia o texto a seguir.


O Governo Eletrônico no Brasil tem como objetivo promover a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para aumentar a eficiência, transparência e acessibilidade dos serviços públicos. Duas importantes iniciativas nesse contexto são:


- e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico): conjunto de padrões para garantir a interoperabilidade entre sistemas governamentais;


- e-MAG (Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico): conjunto de diretrizes para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam acessar os serviços digitais do governo.


Dado esse contexto, qual princípio fundamental é abordado pelo e-MAG (Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico) para garantir que pessoas com deficiência possam utilizar serviços públicos digitais de forma eficaz?

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI, focado em alinhar os serviços tecnológicos com as necessidades do negócio. A estrutura da ITIL 2011 é dividida em cinco estágios principais do ciclo de vida do serviço: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua de Serviços. O processo que, dentro do ciclo de vida ITIL 2011, tem como principal objetivo garantir que os serviços entregues atendam aos níveis de qualidade esperados pelos clientes e que as falhas sejam rapidamente identificadas e corrigidas é o gerenciamento de

#Questão 1117608 - Governança de TI , Balanced Scorecard em Governança de T.I. (BSC), FCC, 2025, Prefeitura de São Paulo - SP, Auditor Municipal de Controle Interno - AMCI Area de Especialização: Infraestrutura - Prova 2 Conhecimentos Específicos

A aplicação do Balanced Scorecard (BSC), cujos mentores são Robert Kaplan e David Norton, restou aprimorada a partir da aplicação dos mapas estratégicos, por meio dos quais  

#Questão 1117760 - Governança de TI , Planejamento Estratégico de TI (PETI), FCC, 2025, Prefeitura de São Paulo - SP, Auditor Municipal de Controle Interno - AMCI Area de Especialização: Geral - Prova 3 Conhecimentos Especializados

Suponha que a Secretaria de Informação e Tecnologia da Prefeitura iniciou um projeto de modernização de serviços públicos digitais com base nas seguintes etapas:  

I. implementar as mudanças estruturais necessárias para alcançar as metas definidas.
II. Monitorar continuamente os resultados obtidos e corrigir desvios conforme necessário.
III. Realizar um diagnóstico das capacidades de TI e das necessidades dos cidadãos.
IV. Estabelecer metas alinhadas ao Plano Estratégico Municipal, com foco em inclusão digital e eficiência administrativa. 

Considerando os conceitos de planejamento estratégico de TI e o ciclo PDCA, a etapa

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