Questões de Geologia da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geologia da FUMARC

Fazem-se as seguintes afirmações sobre o tema:

I. Escorregamentos são movimentos de massa rápidos cuja deflagração ocorre quando as tensões cisalhantes desenvolvidas no maciço atingem a resistência cisalhante do material, definindo-se uma superfície de ruptura segundo as zonas de menor resistência interna.

II. Os escorregamentos são classificados, por exemplo, segundo critérios geo-métricos, reconhecendo-se superfícies planares, circulares, em cunha ou mistas que podem se desenvolver a partir da interação de fatores estruturais e geomorfológicos, de um lado, e antrópicos, de outro.

III. Os movimentos de massa podem ser deflagrados pelo aumento da solicita-ção aplicada a porções de um maciço - como decorre, por exemplo, da remoção lateral ou basal de massa -, bem como por fatores ligados a solicitações dinâmicas - decorrentes de tráfego ou explosões, por exemplo.

Está CORRETO o que se afirma em:

Sobre o tema, fazem-se as seguintes afirmações:

I. O aumento de sismicidade observado no período de amostragem implica maior risco para áreas suscetíveis, uma vez que a combinação de eventos incidentes sobre uma mesma região leva à redução da estabilidade estrutu-ral de edificações.

II. O gráfico indica que a formulação proposta por Gutenberg e Richter deve ser revista à luz dos dados compreendidos no período, pois a relação nu-mérica entre sismos de diversas magnitudes foi alterada pelo aumento dos totais mundiais apontados pelo USGS.

III. O aumento do número de eventos sísmicos apontado pelo USGS é reflexo de inovações tecnológicas e da expansão da malha de monitoração sismo-lógica mundial no período, o que permite a detecção de maior número de fenômenos dessa natureza.

Está CORRETO o que se afirma em:

Além de ocorrerem naturalmente, os sismos são, por vezes, causados pelas atividades humanas. Há casos bem documentados de eventos associados, por exemplo, à injeção de fluidos em poços profundos, à elevação do nível em grandes reservatórios e à detonação de cargas nucleares subterrâneas. Em todos esses casos, o mecanismo de indução seria identificado com o alívio de strain regional mediante a instalação de pequenas variações no campo de strain local, as quais levariam ao desenvolvimento de fraturas ou à ativação de falhas. Os sismos induzidos de maior magnitude não são apenas associados a grandes reservatórios, mas, em diversos aspectos, implicam os problemas teóricos e práti-cos mais relevantes. O efeito indutivo é, naturalmente, mais marcado em grandes reservatórios, definidos por profundidades maiores do que 100 m e volumes mai-ores do que 1 km3.

Fazem-se, sobre o tema exposto, as seguintes afirmativas:

I. Os sismos induzidos são, necessariamente, de pequena profundidade, haja vista o restrito alcance da interferência humana no subsolo; além disso, têm magnitude muito reduzida, o que limita sua detecção a estações sismográficas locais de grande sensibilidade.

II. O stress devido à carga da água nos reservatórios é muito pequeno para fraturar rochas competentes; portanto, a cessão é explicada pela preexistência de strain local devido a forças tectônicas que já acumulam, na vizinhança de um reservatório, stress próximo do ponto de ruptura.

Está CORRETO o que se afirma em:

O processo que se inicia com a ruptura de uma massa continental, através de desenvolvimento de fraturas e sistemas de riftes até a abertura de bacia oceânica, seguido por uma inversão do movimento, com subducção de crosta oceânica em pelo menos uma margem continental, até o fechamento parcial ou total da bacia, é denominado de:

Podemos denominar de Orógeno cadeias de montanhas que tiveram sua origem relacionada a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis