Questões de Geologia da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geologia da FUMARC

A imagem reproduzida abaixo mostra um par estereoscópico que combina um mo-delo SRTM (Shuttle Radar Topography Mission, 2000) a uma imagem Landsat (1986), ambos referentes a uma região a NW de Los Angeles, EUA. O uso das técnicas apropriadas, com ou sem instrumentação, permite divisar, em escala compatível com a resolução do pixel, as feições geomorfológicas que compõem a área de sobreposição do par de fotos.

Analise as seguintes assertivas:

I. O exagero vertical das imagens estereoscópicas impede não apenas a conjugação do mapeamento ortodoxo de campo e do georreferenciamento de feições identificadas a partir da análise fotogeológica, mas também a integração de escalas e de metodologias de campo e de laboratório.

II. A densidade e a geometria da drenagem, traços de falha e lineamentos diversos, a direção de mergulho de camadas e até mesmo contatos litoló-gicos podem ser identificados, em caráter preliminar e antes da etapa de campo, através da análise fotogeológica sistemática.

III. Modelos digitais de elevação, que constituem representações matemáti-cas da superfície do terreno, podem ser aliados a mapas temáticos para fins diversos, como a confecção de perfis topográficos e geológicos preli-minares e a elaboração de planos de uso e ocupação do solo.

IV. A aferição da topografia da superfície terrestre por meio de dados colhidos na banda do visível, como os obtidos através de missões SRTM e Landsat, oferece novas perspectivas de análise espacial em termos da articulação de estruturas geomorfológicas a seus contextos mais amplos.

É CORRETO concluir que

Sobre o exposto, fazem-se as seguintes afirmações:

I. A heterogeneidade e a anisotropia dos solos são o resultado da interação de todos os processos que caracterizam sua formação e evolução, os quais são responsáveis por sua permeabilidade e por sua capacidade de campo, entre outros fatores.

II. A diminuição da resistência à aplicação de carga de um pacote de solo pode advir de fissuras em argilas pré-adensadas, mas também da redução volumétrica decorrente da perda de umidade que afeta argilominerais como ver-miculita e montmorillonita.

III. A variação de umidade nos solos pode se dar por efeito sazonal (excesso de chuvas ou seca prolongada), drenagem, cortes no relevo e instalação de barragens; todos esses fatores podem resultar numa mudança no nível freático e, portanto, podem provocar recalque.

A análise das afirmativas leva à conclusão de que

A imagem abaixo reproduzida corresponde a parte do mapa geológico da Folha Serro, MG (SE.23-Z-B-IV), originalmente confeccionada em escala 1:100.000 (CO-DEMIG, 2012).

Na fração aqui reproduzida, destaca-se o traço em planta de um perfil C-C' de direção WSW-ENE, o qual corta contatos litológicos e uma série de falhamentos de empurrão, entre inferidos e identificados, todos com vergência dominante para ENE; as foliações, frequentemente miloníticas, também têm direção dominante NNW e vergência para ENE, quadro que indica regime compressivo de caráter rúptil para a região. A folha compreende, essencialmente, rochas intrusivas, metavulcânicas e metassedimentares cujas idades variam entre o Arqueano e o Meso-proterozoico, ocorrendo localmente diques mesozoicos de diabásio.

Assinale a alternativa cujo perfil MELHOR corresponde à descrição estrutural e à distribuição gráfica de domínios litológicos apresentadas acima para o corte C-C'.

Sobre o mesmo tema, fazem-se as seguintes afirmações:

I. Em projetos executados na modalidade a fio d'água, é fundamental que os estudos hidrológicos indiquem que a vazão mínima do rio no qual o barramento é construído deve corresponder ao volume mínimo necessário para gerar a potência projetada para a CH.

II. A variação no caudal de um rio que recebe um barramento a fio d'água depende unicamente da variação do volume de chuvas registrado em séries históricas de precipitação e captado em superfície na bacia hidrográfica desse mesmo rio.

III. Séries históricas de observação de cheias e vazantes são ferramentas imprescindíveis ao planejamento de CHs a fio d'água devido à sensibilidade desse modelo em termos de vazão a montante do barramento.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Sobre o exposto, fazem-se as seguintes afirmações:

I. A condutividade hidráulica tende a ser inversamente proporcional à profundidade em granitoides, pois as descontinuidades presentes nessas rochas são progressivamente reduzidas pelo aumento da pressão confinante e, em consequência disso, também sua permeabilidade secundária diminui.

II. Em rochas sedimentares clásticas e suas correspondentes metamórficas de baixo grau, a condutividade hidráulica é função direta dos fatores físicos que caracterizam qualquer aquífero, como a distribuição granulométrica, o arranjo e o peso específico dos fragmentos.

III. As permeabilidades primária e secundária dos materiais rochosos independem do tipo de rocha, mas tendem a variar entre ambientes diferentes: a grandes profundidades, i.e., a grandes pressões confinantes, tanto uma quanto outra tendem a zero.

Assinale a alternativa que compreende uma assertiva CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis