Questões de Geografia da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da VUNESP

#Questão 1115593 - Geografia, Geografia Física, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Aziz Nacib Ab’Saber propõe uma classificação dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos brasileiros. Esses domínios são grandes conjuntos do espaço geográfico identificados através do resultado das inter-relações entre os elementos da paisagem.
(Aziz Nacib Ab’Saber, Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, 2003. Adaptado)

Essa classificação baseia-se, primeiramente,

#Questão 1115594 - Geografia, Globalização, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

É aquela que obedece cegamente ao desígnio globalitário, enquanto o resto acaba por constituir, desse ponto de vista, outro perfil de nação. A fazer valer tais postulados, esse conceito seria daqueles que aceitam, pregam e conduzem uma modernização que dá preeminência aos ajustes que interessam ao dinheiro.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

O texto apresenta o conceito de nação 

#Questão 1115595 - Geografia, Desenvolvimento, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Os países subdesenvolvidos conheceram pelo menos três formas de pobreza e, paralelamente, três formas de dívida social, no último meio século.
(Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 2021. Adaptado)

Segundo o autor, essas três formas de pobreza são 

#Questão 1126612 - Geografia, Cartografia, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Em uma carta geográfica na escala de 1:500000, foi traçada uma linha reta de 13 cm entre os pontos X e Y. No terreno, a distância real entre X e Y é de

#Questão 1115596 - Geografia, Desenvolvimento, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Uma área de conhecimento que deve estar articulada às competências gerais da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de forma a estabelecer vínculos epistemológicos nas abordagens das habilidades e competências específicas para que, dessa maneira, possa dialogar com os demais componentes curriculares, em um ensino integral, sem perder sua especificidade nos recortes estabelecidos.
(São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Adaptado)

O texto refere-se a área de conhecimento ou disciplina de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis