Questões de Geografia da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da UFMT

São chamadas de coordenadas geográficas um conjunto de medidas representadas por linhas imaginárias que circundam o globo terrestre, determinadas com base nos princípios do círculo trigonométrico.
(SILVA, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede, 1º ano, 2. ed. - São Paulo: FTD, 2016.)
Sobre as coordenadas geográficas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nos mapas, a rosa dos ventos indica os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste. Eles têm como base a direção Norte (N), que aponta para o polo norte magnético.
( ) Para se obter a localização de qualquer ponto da superfície terrestre, dividiu-se o globo em coordenadas geográficas, em que as linhas imaginárias, conhecidas como paralelos e meridianos, determinam a latitude e a longitude.
( ) A longitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). Já a latitude é a distância em relação ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador, essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
( ) O cruzamento das linhas imaginárias indica onde cada ponto do planeta está posicionado, gerando a sua localização com pequena margem de erro, o que facilita a orientação espacial. A linha do Equador é a circunferência máxima no globo terrestre, que corta o Brasil. Portanto, 92% do território estão na zona tropical, sendo somente 8% do território localizados na zona temperada sul.

Assinale a sequência correta. 

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana (êxodo rural). Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos.
Até 1950 o Brasil era um país de população majoritariamente rural. Foi a partir desse ano que o processo de urbanização se intensificou, pois, com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas.
(Disponível em: https://proenem.com.br/enem/geografia/urbanizacao-brasileira/. Acessado em: 21/07/2022. Adaptado.)
Com base nas informações sobre o processo de urbanização brasileira, percebe-se que gerou uma concentração de infraestrutura, de indústrias e pessoas na região

As regiões brasileiras representam as divisões territoriais do país, cada uma apresenta suas diferenças físicas ou naturais, bem como as questões econômicas. Essa divisão foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identificou cinco áreas com características semelhantes, ficando definidas, no ano de 1970, com 26 estados e o Distrito Federal (onde fica a capital do país).
(Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/regioes-brasileiras. Acesso em: 20/07/2022. Adaptado.)
Sobre as regiões geográficas brasileiras, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Centro Oeste 2. Nordeste 3. Norte 4. Sudeste 5. Sul 

( ) Composta por sete estados, com uma área de 3.853,948 km², é a maior região do país em extensão territorial. Porém, ela é a segunda menor em número de habitantes e, economicamente, alguns estados se destacam pelo setor agropecuário, com ênfase no turismo.
( ) Composta por três estados e uma área territorial de 576.774 km², é a menor em extensão. Com aproximadamente 29 milhões de habitantes, ela corresponde a 14% da população nacional. É composta por um grande polo de indústrias e é economicamente baseada no extrativismo vegetal, agropecuária, criação de suínos e produção de uva.
( ) Composta por nove estados, é a terceira maior em extensão territorial do país, com uma área de 1.544,291 km². Por possuir a maior faixa litorânea do país, apresenta paisagens paradisíacas e, em números populacionais, é a segunda maior, segundo o IBGE, e o turismo é uma das principais fontes econômicas.
( ) Composta por três estados e uma extensão territorial de 1.606,403 km², é a segunda maior em extensão territorial do Brasil. Região com menor número populacional, contendo pouco mais de 16 milhões de habitantes. Na economia, se destaca o agronegócio e é a única região que não possui litoral.
( ) Composta por quatro estados, é uma região de inexpressiva extensão territorial, com 924,620 km², porém, a maior em número populacional, com mais de 85 milhões de habitantes. Região de maior responsabilidade econômica, possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país com 55,2% do percentual nacional, também se destaca no turismo.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis