Questões de Geografia da IF PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da IF PI

A partir das informações do gráfico acima e considerando os conhecimentos sobre a evolução demográfica mundial, analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

I Nas últimas décadas, o aumento da população mundial foi mais lento, impulsionado pela redução das taxas de natalidade e de mortalidade. O ritmo de crescimento demográfico começa a diminuir. Ademais, na década de 1970, a população mundial crescia até 5 % ao ano, ao passo que atualmente a taxa de crescimento do número de pessoas no mundo vem se estabilizando desde a década de 1990 em torno de 3 % ao ano.

II As recentes mudanças na tendência do comportamento da população terão como resultado um novo padrão demográfico mundial, marcado pela queda brusca do ritmo de crescimento populacional e por um envelhecimento das pessoas, criando sociedades com mais idosos do que jovens. Como exemplo dessa situação, podemos citar as alterações da pirâmide etária do Brasil, com cerca de 1/3 da população com 60 anos ou mais de idade.

III Neste início de século, a população mundial ainda vem apresentando uma situação de heterogeneidade quanto a seu tamanho e sua taxa de crescimento. Atualmente, cerca de 60% da população mundial vive na Ásia e na África, enquanto ¼ vive nas Américas. A Europa e a Oceania têm 15 % das pessoas do mundo atual. No Brasil, a população não chega a 200 milhões de habitantes.

IV Segundo as estimativas populacionais da ONU e dos institutos de pesquisa, com o ritmo de crescimento mais lento das últimas décadas, o surgimento de mais um bilhão de pessoas no mundo, totalizando 8 bilhões de habitantes, só deve acontecer na 2ª metade do próximo século, gerando o envelhecimento de mais da metade da população do planeta.

Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

Nesse início do século XXI, o problema ambiental do aquecimento global deixou de ser evidenciado por meio de observações de aumentos nas temperaturas médias da atmosfera e do nível dos oceanos e mares PORQUE as influências antropogênicas não se estendem mais aos aspectos do clima do planeta e, sim, às diferentes formas de ocupação, principalmente nos centros urbanos. Além disso, os Relatórios do IPCC caíram em descrédito junto à comunidade científica.

O trecho acima apresenta uma proposição e uma razão separadas pela palavra PORQUE. Sendo assim, assinale a resposta correta, de acordo com o código a seguir:

Um navio cargueiro situado em uma ilha do oceano Atlântico está a aproximadamente 20° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto brasileiro de Vitória (ES), a embarcação deverá seguir a direção 20° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual. Tomando como base os conhecimentos sobre fusos horários e o horário brasileiro de verão, responda:

Considerando que eram 23h do dia 25 de fevereiro de 2012 em Greenwich, quando o navio de carga, carregado de contentores, estava saindo daquela ilha e que, para chegar ao porto, ele levará 32 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará em Vitória (ES), pelo horário local, às:

Observe os perfis (cortes) C – D e E – F abaixo:artindo da observação dos perfis acima, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso), a respeito dos temas estrutura da Terra e relevo brasileiro:

I O corte C – D (perfil NO-SE) se entende do interior do Maranhão até o litoral de Pernambuco, representando um retrato abrangente do relevo da região nordeste do Brasil. O corte E – F (perfil SO-NE) vai do estado do Mato Grosso do Sul ao litoral capixaba, mostrando aspectos da geomorfologia das regiões centro-oeste e sudeste do país.

II No perfil C – D, os planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba ocorrem nas faixas paleozóicas de orogenia antiga correspondentes a relevos residuais circundados pela depressão marginal, denominada sertaneja ou do São Francisco. Estas unidades englobam terrenos sedimentares com idades desde o Paleoceno até o Cretáceo, associados às rochas do Mesozoico.

III No perfil E – F, a depressão periférica apresenta uma característica genética muito marcante, que é o fato de ter sido gerada por processos erosivos geossinclinais com grande atuação na borda leste da bacia sedimentar do Paraná. Esta unidade se caracteriza por apresentar núcleos cristalinos arqueados, como o reverso dos relevos residuais denominados inselbergs.

IV No perfil C – D, o planalto da Borborema apresenta formas convexas esculpidas emlitologias do cristalino, representadas por rochas intrusivas de origem Pré-cambriana, enquanto os tabuleiros litorâneos se apresentam como unidade morfoescultural resultante de processos erosivos circundenudacionais do Pré-siluriano, realizados na borda leste do planalto da Borborema.

V No perfil E – F, o pantanal matogrossense se constitui em coberturas residuais depositadas nos contatos das bordas das bacias sedimentares com os maciços antigos, enquanto os planaltos e serras do leste-sudeste correspondem às áreas essencialmente escarpadas, geradas pela deposição de sedimentos antigos e recentes, sejam de origem marinha, lacustre ou fluvial.

Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO

A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso – e quase inevitável – volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).

Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:

1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.

2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.

3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.

4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima – só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.

5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.

6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.

Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis