OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO A urbanização trouxe progres...

OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO

A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso – e quase inevitável – volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).

Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:

1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.

2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.

3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.

4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima – só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.

5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.

6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.

Assinale:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis