Questões de Geografia da IF PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da IF PI

Entende-se por rede geográfica o conjunto formado por paralelos e meridianos, ou seja, pelas linhas de referência que cobrem o globo terrestre com a finalidade de permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície, bem como orientar a confecção de mapas. [...] Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas geográficas, isto é, a latitude e a longitude, de qualquer ponto sobre a superfície terrestre (DUARTE, Paulo A. Florianópolis, 1994. p. 42-51).

A partir da leitura do texto acima e da observação das figuras 1, 2 e 3, analise as afirmativas abaixo:

I Na visão da figura 1, centrada no polo sul da Terra, vemos os hemisférios oriental e ocidental. O antimeridiano referente ao meridiano de 45º oeste é o de 135º leste. Por sua vez, se tomarmos como referência o meridiano de 135º leste, o seu antimeridiano será o de 45º oeste.

II A figura 2 indica que, numa visão centrada no polo sul, os paralelos seriam vistos como semicircunferências de círculo máximo no Equador. O Equador seria a linha mais interna, formando um ângulo de 90º e sendo sempre perpendicular ao eixo da Terra.

III Através da observação da figura 3, podemos concluir que o Equador e o Eixo da Terra formam um ângulo de 90º; esta é a latitude máxima.

IV Na figura 3, os pontos A e B, situados no mesmo paralelo, possuem latitude de 45º Norte; enquanto os pontos C e D possuem latitude de 60º Sul.

V A figura 3 mostra que o valor de cada paralelo é determinado pelo ângulo formado, em um dos polos da Terra, pelo plano do Equador e a linha que corresponde ao prolongamento da horizontal do lugar.

Considerando as informações apresentadas nas figuras e nas afirmativas acima sobre rede e coordenadas geográficas, pode-se afirmar que estão corretas apenas:

Considere-se uma viga de alumínio com 2,0m de comprimento, apoiada nos pontos A e B, nela sendo aplicada uma carga concentrada igual a “P”. A distância entre o “ponto A” e o local de aplicação da carga concentrada é igual a 0,75m. Determinar a maior carga “P” para não ocorrer o rompimento da viga. Sendo:

Na atual conjuntura internacional, marcada pelo reordenamento geopolítico e econômico do mundo, grupos de países vêm formando coalizões políticas e econômicas em torno de determinados temas, através da realização de fóruns de discussão, como o G-20.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o importante fórum internacional denominado G-20:

As charges abaixo estão relacionadas à atual crise financeira que vem ocorrendo na “Zona do Euro.

”Sendo assim, partindo dos conhecimentos sobre a ordem geopolítica e econômica no atual processo de globalização, e considerando o conteúdo das charges acima, analise as afirmativas abaixo sobre a crise na “Eurozona.”

I PIIGS é um acrônimo pejorativo criado pelas agências de risco e por alguns setores da imprensa europeia para designar o conjunto de países europeus colocados sob suspeição após os primeiros sinais da recente crise financeira na Europa.

II Em inglês, o nome “pigs” significa “porcos”, animais usado em caricaturas para ilustrar a má performance econômica e financeira de 5 cinco países da “Zona doEuro”, arrasados pela atual crise; Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha. Alguns analistas afirmam que a sigla PIIGS é uma referência à palavra “porcos”, em inglês (pigs), indicando que essas economias estariam “sujas”.

III Diferentemente da crise econômica de 2008, a questão agora não são as dívidas do setor privado, mas as obrigações do setor público. Os déficits fiscais nesses países são enormes e estruturais, e na maioria dos casos foi criada ou aprofundada depois do socorro financeiro aos bancos pelos Estados Nacionais, na tentativa de pôr fim a crise ou minimizar seus estragos.

IV A crise financeira, iniciada na Grécia, atingiu outros países da “Zona do Euro”, que também estão em condições fiscais debilitadas, como Irlanda, Espanha, Portugal e Itália, apresentando um elevado percentual da dívida pública e com déficit orçamentário em relação ao PIB do país, ultrapassando, assim, os limites estabelecidos para a “Eurozona”.

V Recentemente, como contrapartida à “ajuda” financeira do FMI, da União Europeia (UE) e do Banco Central Europeu (BCE), o governo da Grécia lançou um pacote de medidas de austeridade (disciplina) fiscal e de estímulo ao mercado. Entre as medidas governamentais aprovadas pelo Parlamento grego e apoiadas pelas classes populares do país, estão o ajuste fiscal, a reforma da Previdência social e a política de privatização de empresas públicas.

As afirmativas que estão corretas são as indicadas:

Leia o texto abaixo, intitulado Blocos Regionais e Globalização: A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais.

A partir do texto acima, analise as proposições abaixo que caracterizam importantes blocos ou mercados regionais do planeta na atualidade:

I NAFTA, bloco econômico definido a partir da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias que envolvem trocas de mercadorias e a garantia de um mercado comum através da livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

II APEC, bloco econômico surgido a partir do Programa de Integração e Cooperação Econômica (PICE), assinado entre seus países integrantes, e efetivado por meio de uma união aduaneira ou tarifa externa comum para os produtos importados.

III ASEAN, bloco econômico fundado com a finalidade de promover o comércio aberto e a cooperação econômica na região pacífica. Esse megabloco poderá alterar significativamente o quadro das relações internacionais dada a importância das economias que abriga.

IV NAFTA, mercado regional criado como resposta à UE e para dar maior respaldo às intensas trocas comerciais entre seus membros.Atualmente, uma grande quantidade de produtos circula livremente entre seus integrantes.

V CAN, mercado regional marcado pela existência de uma área de livre-comércio tradicional, isto é, não envolve apenas a remoção de restrições tarifárias e não-tarifárias ao comércio de bens, mas também a definição de uma tarifa externa comum.

Assinale a alternativa com as proposições INCORRETAS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis