Questões sobre Urbanização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urbanização

Pode-se afirmar que, ao longo da maior parte do Século XX, a aplicação do Paradigma Fordista-Tay-lorista estruturou a lógica dos processos de produção fabril, a organização espacial da produção de bens e mercadorias e a divisão internacional do trabalho em quase todo o mundo. Esse paradigma se fundamentou, basicamente, na divisão técnica do trabalho nas linhas de produção e montagem, na utilização intensiva do trabalho repetitivo, especializado e semiqualificado e, em especial, na padroni-zação da produção. Nesse sentido, o espaço geográfico da produção se caracterizava, normalmente, pelas grandes concentrações industriais em grandes cidades, normalmente localizadas próximas aos locais de exploração das matérias-primas ou próximas às ferrovias, rodovias ou portos de exportação. No final do Século XX, uma revolução de caráter técnico-científico foi modificando profundamente esses padrões de organização e localização. O conceito de produção massificada e em série foi sendo substituído pelo conceito de produção flexível, com a diversificação de produtos e modelos, voltados a diferentes tipos de consumidores e mercados. O trabalho intensivo, repetitivo e em série vem sendo reestruturado, agora com a utilização de processos sofisticados de automação, utilização de força de trabalho polivalente e altamente qualificada e na estruturação de novos espaços produtivos, com pro-fundas modificações no espaço da produção e da circulação em todo o mundo. Esse novo paradigma, chamado de Paradigma da Produção Flexível, levou à organização de um meio geográfico bastante distinto do anterior, sendo chamado, nesse novo contexto, de meio técnico-cien-tífico-informacional.

As características a seguir relacionam-se à estruturação desse meio técnico-científico e informacional, EXCETO:

Dentre os diferentes tipos de redes urbanas, Christaller propõe o estudo de rede urbana enquanto um conjunto integrado de cidades, fornecendo uma teoria do tamanho, da função e do espaçamento dos centros de mercado. Na perspectiva da rede christalleriana, avalie as informações a seguir:

I. A rede de Christaller, a partir de argumento de caráter geométrico, representa um conjunto de cidades num espaço hierarquizado, apresentando alguns lugares centrais mais importantes que outros, cujas funções centrais se estendem por regiões em que existem outros lugares centrais de menor importância.

II. Na lógica do modelo geométrico de escala regional proposto por Christaller, cuja construção parte de um conjunto de suposições e de condições, dentre elas, a existência de uma planície isotrópica com uma população uniformemente distribuída e com o mesmo poder de compra, torna-se adequado considerar que as cidades conhecidas como globais, consideradas centros vitais da economia capitalista globalizada, representam a posição de maior nível hierárquico do modelo.

III. Na rede de Christaller, as áreas hexagonais de mercado representam o melhor compromisso entre o ideal econômico e a realidade geográfica e produzem uma rede hierárquica de áreas de mercado com seis lados.

É CORRETO o que se afirma em:

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.

I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.

II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.

III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).

Estão corretas as afirmativas

Na maioria dos países desenvolvidos, há uma maior concentração de pessoas vivendo nas cidades que no campo. Entretanto, é nos países subdesenvolvidos e emergentes que ocorrem os mais intensos processos de urbanização na atualidade. Isso acontece em razão dos atrativos das cidades, como a oferta de empregos nas indústrias, na construção civil e no setor terciário, bem como pelo êxodo rural, provocado pela mecanização do campo, o que deixa trabalhadores rurais desempregados. A grande concentração de pessoas nas áreas urbanas de algumas grandes cidades, metrópoles ou regiões metropolitanas, aliada às dificuldades dos governos em oferecer melhores serviços públicos, é denominada macrocefalia urbana ou inchaço urbano. Apesar de essas poucas cidades concentrarem funções econômicas, culturais, administrativas e políticas, ou seja, exercerem grande influência sobre a maioria das demais cidades de um país, esse fenômeno tem provocado uma série de problemas: falta de infraestrutura, submoradias, desemprego, doenças e violência, entre outros. Das cidades a seguir qual delas NÃO é enquadrada como um caso de macrocefalia?

O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) constataram que várias cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais, principalmente nos países subdesenvolvidos. São consideradas megacidades, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis