Questões sobre Urbanização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urbanização

No que se refere à divisão internacional do trabalho e seu impacto na reestruturação mundial dos territórios e na formação do espaço da acumulação global, julgue o item a seguir. As transformações da produção fordista — produção em massa — para a produção flexível fortalecem a hierarquia urbana, devido à valorização do capital local e da regulação social.

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I . De acordo com o momento no mundo, os usos de produção e de vivência, entre outros fatores, determinam que alguns lugares são mais utilizados que outros.

PORQUE

II . É no lugar que estão presentes os materiais, as paisagens e os recursos que movimentam o mundo.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o espaço urbano e o rural.

( ) Com a globalização, a especialização agrícola baseada na ciência e na técnica inclui o campo modernizado em uma lógica competitiva que acelera a entrada da racionalidade em todos os aspectos da atividade produtiva.

( ) O respeito tradicional às condições naturais (solo, água, insolação, etc.) cede lugar, em proporções diversas, segundo os produtos e as regiões, a um novo calendário agrícola baseado na ciência, na tecnologia e no conhecimento.

( ) O processo de globalização cria, na cidade, os excluídos e os irracionais; ao mesmo tempo, há uma demanda de produtividade por atores privilegiados e uma produção de irracionalidade para a maior parte.

( ) A expansão da urbanização e a maior importância do fenômeno urbano servem de base, hoje, para mais racionalização, que é tanto mais presente quanto maiores forem as articulações com o campo tradicional e mais simples as relações entre as cidades.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:

( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Do ponto de vista do planejamento urbano, as cidades podem ser divididas, quanto à sua origem, em espontâneas ou planejadas. As cidades espontâneas são aquelas que nascem sem nenhum planejamento prévio, ou seja, as pessoas é que foram se instalando em lugares de passagens de tropeiros, igrejas, portos, entre outros, formando, então, as cidades, com suas casas, comércios e serviços. As cidades planejadas surgem de um plano previamente elaborado. Urbanistas planejam as partes da cidade que, depois de construídas, passam a exercer funções predeterminadas, como administrativa, militar, industrial e residencial, entre outras. Constitui uma cidade com origem espontânea:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis