Questões sobre População

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre População

Segundo a Agência da ONU para refugiados (ACNUR), o deslocamento forçado afeta mais de 1% da humanidade (uma em cada 97 pessoas). Até o fim de 2019, 79,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. O deslocamento forçado praticamente dobrou na última década. A respeito da temática, podemos afirmar corretamente que:

A tabela abaixo expressa dados referentes ao número das cidades brasileiras entre 1940 a 1996 com o seu respectivo número de habitantes. Os dados revelam processos e tendências sobre o processo recente de urbanização brasileira.
Fonte: SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: Território e Sociedade no início do século XXI. 9º ed. Rio de Janeiro, Record, 2006 – p. 208.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando a análise da tabela e os seus conhecimentos acerca da temática, podemos afirmar que:
I - a rede urbana brasileira se simplifica com o avanço do desenvolvimento das forças produtivas e da dispersão geográfica das indústrias, ocasionando maior autonomia dos centros regionais e, por sua vez, menor integração e menos dependência das grandes metrópoles;
II - a tendência nacional de desmetropolização verificada nas últimas décadas fez com que os fluxos migratórios para São Paulo e Rio de Janeiro diminuíssem, ao passo que, paralelamente, houvesse um expressivo crescimento populacional de cidades médias, como Campinas (SP), Campos (RJ) ou mesmo outras capitais, como Curitiba ou Fortaleza;
III - a nova tendência de uma desmetropolização se verifica em paralelo com a permanência do fenômeno da metropolização, as duas tendências opostas – metropolização e desmetropolização – ocorrem paralelamente no mundo atual, inclusive de modo concomitante em alguns casos;
IV - com o crescimento das cidades médias, observa-se a diminuição da concentração demográfica nas regiões metropolitanas, o que ocasionou a diminuição dos contrastes socioeconômicos nessas áreas, expressas pela segregação socioespacial urbana.
Assinale a alternativa correspondente.

#Questão 1016547 - Geografia, População, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Pronunciamentos

Leia o trecho a seguir:
A ideia de que as cidades formam um conjunto de centros funcionalmente articulados – a rede urbana –, tem em Walter Christaller (1893-1969) sua teoria mais difundida e fundamentada ao longo do Século XX. A Teoria das Localidades Centrais descreve a distribuição, o tamanho e a quantidade de núcleos de povoamento sob condições de funcionamento da economia de mercado, na qual cada assentamento dotado de funções centrais é considerado uma localidade central.
(Adaptado de: IBGE. Regiões de Influência das Cidades, 2018)

Considerando a Teoria das Localidades Centrais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As funções centrais são as atividades que distribuem bens e serviços para a população externa ao próprio núcleo urbano.
( ) O alcance espacial de uma função urbana corresponde à distância máxima que a população dispersa se dispõe a percorrer para comprar o bem ofertado.
( ) Na rede urbana, as cidades com maior hierarquia abarcam a hinterlândia dos centros de hierarquia inferior.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 1016549 - Geografia, População, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Pronunciamentos

As variações nos ritmos e padrões de crescimento demográfico observadas em escala planetária são comumente explicadas por meio do modelo denominado de transição demográfica.
Sobre os diferentes regimes e fases previstos no modelo da transição demográfica, analise as afirmativas a seguir.

I. O regime demográfico tradicional é caracterizado por altas taxas de mortalidade e baixas taxas de natalidade.
II. Na fase de transição, as taxas de natalidade decrescem antes das taxas de mortalidade.
III. O regime demográfico moderno é marcado por baixas taxas de natalidade e mortalidade.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1016579 - Geografia, População, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

O Decreto nº 9.810/2019 estabelece a necessidade, após a publicação do Censo Demográfico, de revisão da tipologia vigente para definição das áreas prioritárias para a atuação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
A revisão da tipologia vigente deverá utilizar como recorte territorial as

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis