Questões sobre Meio Ambiente na Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Meio Ambiente na Geografia

Leia a notícia para responder a questão:

Temperatura média no Sudeste subiu 1,1ºC em 49 anos e principal motivo é efeito estufa, diz pesquisa da USP.
      “Pesquisadores analisaram temperaturas na região entre 1955 e 2004 e comprovaram, por modelo matemático, que principal causa do aumento é efeito estufa. Na cidade de São Paulo, acréscimo foi de cerca de 2ºC no mesmo período.
      Os pesquisadores utilizaram um modelo matemático inovador para verificar qual foi a principal razão para a alta dos termômetros e comprovaram que ela está relacionada ao crescimento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, resultante de ações humanas. O estudo tem grau de confiabilidade de 95%.
      Os autores destacam que a região Sudeste do país é especialmente vulnerável às mudanças climáticas porque abriga mais de 40% da população brasileira e é responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com uma ampla gama de atividades econômicas.”
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/> Acesso em 29 de Janeiro de 2020).
A partir da leitura do trecho, juntamente com seus conhecimentos sobre o meio-ambiente, é possível afirmar que a causa da intensificação do efeito estufa, ou seja, o que faz com que ele deixe de ser um fenômeno natural e passe a causar o aquecimento do planeta, é demonstrada corretamente na seguinte alternativa:

#Questão 881390 - Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Avança SP, 2020, Prefeitura de Itatiba - SP, Professor de Educação Básica - PEB II - Geografia

No tocante à erosão dos solos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais baixas para áreas mais altas.

II – Apesar de intenso, o desgaste que gera não é capaz de alterar paisagens.

III – É um processo de transformação ocorrido no exterior da crosta terrestre.

Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente a saúde, a segurança, e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias ambientais; a qualidade dos recursos ambientais".
Fonte: 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Sobre os impactos ambientais, analise os itens abaixo.
I. A definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental, considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
II. Todos os impactos gerados em um empreendimento são de longo prazo.
III. Para realizar uma avaliação detalhada dos impactos ambientais de um empreendimento, deve-se realizar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu correspondente Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O EIA e o RIMA possuem uma natureza técnica e multidisciplinar, e são essenciais para a indicação de medidas mitigadoras.
É possível afirmar que:

Siqueira (2008, p.425) afirma que “já na década de 1960, Hardin (1968) alertava para a necessidade de resguardar o meio ambiente das agressões promovidas pela satisfação dos desejos individuais, em detrimento do direito da sociedade a bens coletivos, como o ar e a água. A crescente deterioração ambiental e o esgotamento dos recursos do planeta passaram a se tornar cada vez mais presentes, como preocupação por parte de vários segmentos sociais”.
Baseado na fala de Siqueira e em seus conhecimentos sobre a Política Ambiental nas diversas escalas assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os Fosfatos e Nitratos são considerados alguns dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser facilmente encontrada nas emanações de centrais elétricas, indústrias, veículos automotores e combustíveis domésticos frequentemente carregados de ácido sulfúrico. O ar poluído com essa substância agrava as afecções respiratórias, ataca árvores e plantas, certos tecidos sintéticos e pedras calcárias empregadas em construções e em monumentos históricos. Os fosfatos favorecem o fenômeno da Chuva Ácida.


II. O Dióxido de Enxofre provém de motores a combustão, aviões, incineradores, do emprego excessivo de certos fertilizantes, de queimadas e de instalações industriais. O Dióxido de Enxofre causa nevoeiros e pode provocar afecções respiratórias e bronquites em recém-nascidos. Essa substância favorece o fenômeno da Chuva Ácida.


Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis