Questões sobre História da Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Geografia

"Nas escolas vários objetos podem ser introduzidos como materiais didáticos, tanto aqueles que foram construídos essencialmente para esta finalidade quanto os que foram apropriados pela escola e que têm potencialidades criadas em várias atividades sociais [...]. Não somente os objetos, mas as expressões humanas como a música, o cinema e o teatro com suas características artísticas próprias também são utilizadas em nossas escolas como materiais didáticos, na busca de uma melhor transmissão dos conteúdos que devem ser ensinados aos alunos" (FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discursos e saberes. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2008, p. 19).
A partir da leitura da citação acima, marque a opção INCORRETA quanto às concepções metodológicas para o ensino da Geografia na atualidade.

"Esses geógrafos foram os responsáveis por sistematizar a Geografia nos moldes da abordagem naturalista: à visão de mundo do holismo romântico. Agregaram a postura iluminista-fragmentária de Kant, na qual a superfície terrestre corresponde ao palco onde os fenômenos de interesse geográfico mais imediato se desenrolam. Amparados pelos métodos comparativo, descritivo, cartográfico e histórico, tinham como preocupação o estabelecimento de leis gerais que permitissem o acesso à universalidade dos fenômenos terrestres" (CAPEL, H. Filosofia e ciência na Geografia contemporânea: uma introdução à Geografia. 2. ed. Maringá: Massoni, 2008).
A partir do exposto na citação acima, assinale a opção CORRETA que indica o nome dos geógrafos cujas contribuições levaram a Geografia do estágio pré-científico à condição de ciência moderna. 

Sobre o ensino de geografia, analise as afirmativas abaixo: 


I.  A prática docente que incentiva a interpretação crítica e o protagonismo estudantil pode ser o diferencial para que o(a) estudante compreenda os conceitos geográficos a partir de sua realidade. 

II.  A utilização de práticas docentes que incentivam a memorização é a estratégia docente mais eficiente, que permite a aprendizagem do currículo escolar por meio de processos mnésicos 

III.  O currículo de Geografia deve ser abordado, considerando-se o conhecimento que o(a) estudante possui acerca do tema, de modo a garantir uma aprendizagem contextualizada.

IV. A adoção de técnicas que estimulem a reflexão e o debate podem favorecer o diálogo em classe, tendo como ponto de partida as demandas da contemporaneidade. 


Estão CORRETAS, apenas, 

Sobre as correntes geográficas, analise as afirmativas abaixo: 


I. Concebida como primeira corrente do pensamento geográfico, o Possibilismo alemão define o marco em que a Geografia se torna uma ciência reconhecida mundialmente e sistematizada.

II. As escolas geográficas representaram o limiar para a criação das ciências sociais com a concepção teórica do espaço vital a partir do século XVII.

III. A criação do conceito de Possibilismo se dá como antítese ao conceito de „determinismo?. Ambos idealizados por Paul Vidal de La Blache.

IV. O princípio da analogia é defendido pelas ideias da corrente do pensamento da Geografia Crítica, que defende como principal objeto de análise os sistemas matemáticos e estatísticos. 


Estão CORRETAS

#Questão 1018336 - Geografia, História da Geografia, OBJETIVA, 2022, Prefeitura de São Marcos - RS, Professor - Séries Finais do Ensino Fundamental - Geografia - Edital nº 002

De acordo com Milton Santos in SUERTEGARAY, é CORRETO afirmar que o trecho abaixo se refere a:
“É formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá. No começo, era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.” 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis