Questões sobre História da Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Geografia

    Uma das especificidades da leitura que se pode denominar latino-americana sobre o território está ligada ao fato de que ela parte da esfera do vivido, das práticas ou, como enfatizava Milton Santos, do “uso” do território – mas um uso que se estende bem além do simples valor de uso, compreendendo também um expressivo valor simbólico.

HAESBAERT, Rogério. Do corpo-território ao território-corpo (da Terra):

contribuições decoloniais. GEOgraphia Niterói, Universidade

Federal Fluminense ISSN 15177793 (eletrônico) GEOgraphia,

v. 22, n. 48, 2020, com adaptações



A produção contemporânea da geografia latino-americana tem incorporado elementos do pensamento decolonial. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Em período recente, os estudos latino-americanos da geografia têm desenvolvido elementos anteriormente invisibilizados ou que previamente eram concebidos sob uma perspectiva eurocêntrica. 

O quadro a seguir, elaborado a partir dos níveis de aprofundamento do conhecimento propostos por Bloom et al. (1956) e Anderson e Krathwohl (2001) e reorganizado por Ascenção & Valadão (2017), traz como proposta metodológica a interpretação do aprofundamento dos processos mentais dos docentes frente aos conceitos geográficos.


Imagem associada para resolução da questão


Numere o processo mental indicado no quadro acima, do mais simples ao mais complexo, à sua respectiva descrição.


( ) Construir significado a partir de materiais de leitura ou de explicações.

( ) Por em prática um processo apreendido.

( ) Trazer à memória informações relevantes; memória de longo prazo.

( ) Generalização, planificação e produção; proposição de alternativas.

( ) Decomposição do conhecimento em suas partes, buscando identificar como tais partes se relacionam com a estrutura global.

( ) Comparar e discriminar ideias; dar valor à apresentação da teoria; verificar o valor da evidência e reconhecer subjetividades.


A sequência correta dessa numeração é  

O componente Geografia, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, é dividido em unidades temáticas, considerando-se a progressão das habilidades.

Sobre a descrição dessas unidades temáticas da Geografia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta.


( ) mundo do trabalho: para os anos iniciais ganha relevância o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo.

( ) formas de representação e pensamento espacial: espera-se a diversificação no uso de linguagens de modo que os alunos possam compreender as particularidades de cada uma delas, em suas potencialidades e limitações.

( ) natureza, ambientes e qualidade de vida: busca-se a unidade da Geografia, articulando geografia física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra.

( ) manifestações religiosas: pretende-se proporcionar o conhecimento, a valorização e o respeito às distintas experiências e manifestações religiosas, a compreensão das relações estabelecidas entre as lideranças e denominações religiosas e as distintas esferas sociais.

( ) O sujeito e seu lugar no mundo: focalizam-se as noções de pertencimento e de identidade. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se o desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, além do raciocínio geográfico, importantes para o processo de alfabetização cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens.


De acordo com as descrições, a sequência correta é

Sobre o estudo da geografia, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Os conceitos que são a base estrutural da Geografia no âmbito das Ciências Humanas são, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis