Questões sobre Geopolítica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geopolítica

Analise a tabela e as afirmativas sobre a posição do Brasil no cenário mundial e suas contradições como semiperiferia.

I. As contradições do Brasil enquanto semiperiferia são mais claras no comércio internacional. A direção dos fluxos comerciais coloca-o ainda entre os países periféricos que comercializam mais com os países desenvolvidos do que com seus vizinhos.

II. Três elementos revelam o caráter ambivalente do Brasil como semiperiferia. O primeiro é a natureza do comércio. Depois da recessão do início dos anos 80, o Brasil distanciou-se dos seus vizinhos latino-americanos com uma enorme repercussão nas exportações. O segundo elemento é a abertura de mercados e a diversificação de parceiros comerciais. O terceiro elemento a destacar no comércio diz respeito ao fechamento/abertura da economia brasileira.

III. Considerando-se as múltiplas dimensões do poder, e os limites impostos pelo crescente endividamento externo, pode-se definir o Brasil como uma potência regional, restrita em termos estratégicos à América do Sul, com influência política na América Latina e África Portuguesa, e com atuação econômica que se estende ao Oriente Médio.

IV. A posição que ocupa no poder mundial como o primeiro país sul-americano, concede-lhe, por extensão, o status de maior potência regional.

Estão corretas apenas as afirmativas

A partir do governo de Fernando Collor, foram adotadas políticas socioeconômicas sob a influência do Estado neoliberal. Dentre elas, destacam-se

I o controle do sistema financeiro, da atuação dos bancos e do movimento de capitais no mercado interno pelo governo.

II a privatização de empresas estatais e abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros.

III a garantia de preservação dos direitos dos trabalhadores através da criação de aposentadorias privadas e do incentivo à adesão aos planos de saúde privados.

IV a expansão de faculdades e universidades particulares, financiadas pelo Estado em detrimento das universidades públicas.

 Em relação a essas políticas, é correto afirmar que são verdadeiras as dos itens

#Questão 502264 - Geografia, Geopolítica, FCC, 2012, SEE/MG, Professor de Educação Básica

#Questão 502266 - Geografia, Geopolítica, CESPE / CEBRASPE, 2012, MPOG, Analista de Infraestrutura

No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.

Embora mais de trinta anos separem a época de Juscelino Kubitschek da de Fernando Henrique Cardoso, alguns aspectos da política empreendida entre os anos de 1994 e 2002 recordam aquelas políticas. No entanto, também podem ser apontadas grandes diferenças entre as políticas adotadas por FHC, sendo uma delas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis