Questões sobre Geopolítica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geopolítica

#Questão 501118 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Considerando o texto, analise as assertivas abaixo.

I. O Irã é um país de poucos amigos, com exceção da Rússia e da China, que têm um forte comércio.

II. O Irã tem muitos inimigos no Ocidente, em especial Israel que desejam eliminar seu rival militarmente.

III. O Irã é um país que se moderniza em armamentos constantemente, inclusive para se resguardar de seus vizinhos próximos e fronteiriços.

IV. Existe um forte embargo comercial dos países ricos do Ocidente contra o Irã a fim de dissuadi-lo a continuar seu desenvolvimento de armamentos nucleares.

É correto o que se afirma em

#Questão 501120 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Considerando o texto, analise as assertivas abaixo.

I. O Sudão do Sul é o mais novo país da África e do mundo, conquistando sua independência em julho passado em um referendo realizado em 7 de fevereiro de 2011, em que 98% da população aprovou a separação com o Sudão.

II. O Sudão do Sul realiza extração de petróleo, mas é uma das nações mais pobres do mundo.

III. A escassez de alimentos no Sudão e os confrontos com o Sudão do Sul levaram a migração de 500.000 sudaneses para o Sudão do Sul.

IV. No Sudão, predomina a religião muçulmana, enquanto que, no Sudão do Sul, predomina a religião cristã e animista.

É correto o que se afirma em

#Questão 501122 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Considerando o mundo árabe e muçulmano, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1

1. Esforço interior e individual do fiel para tornar-se uma pessoa melhor, empreendimento religioso de difusão da fé verdadeira.

2. Nacionalismo que nega a existência de diferentes nações árabes.

3. Política deve se amoldar à religião.

4. Comunidade mundial dos muçulmanos, que se submetem a Alá e voluntariamente obedecem aos preceitos do Corão.

Coluna 2

( ) Umma.

( ) Fundamentalismo islâmico.

( ) Pan arabismo.

( ) Jihad.

#Questão 501132 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Saudada como a solução para o combate da miséria e da fome, consiste na aplicação de técnicas agrícolas estruturadas no uso maciço de químicas e mecanização, multiplicando a oferta de alimentos. Com o tempo, novos insumos foram criados, como herbicidas, fertilizantes e sementes que davam maiores respostas ao desenvolvimento das plantas, o que levou maior produção de alimentos e aumento na utilização de fertilizantes químicos. No Brasil, este modelo agrícola foi instituído com as políticas de modernização da década de 70 que tinham por objetivo neutralizar monopólios tradicionais, mas, infelizmente, atrelava favorecimento econômico via credito à adoção compulsória de pacotes tecnológicos importados avalizados por corporações transnacionais. Este modelo de agricultura está assentado na

#Questão 501134 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias necessitam. A história da indústria, em diversos momentos, desenvolveu processos e procedimentos que acompanharam a trajetória do mundo, em especial o capitalista. Esta Revolução Industrial concentra capital inerente à etapa monopolista do capitalismo, a classe trabalhadora ganha nova forma. As melhores condições de trabalho são obtidas por uma elite operária. A redução da jornada de trabalho, o aumento no poder de compra dos salários, as novas alternativas de transporte e de lazer popular, tudo isto foi configurando uma nova “cultura operária”. O novo sindicalismo emergente passou a adotar estratégias de luta mais eficazes e a perseguir uma maior participação política. Ainda assim, as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo e as diferenças ideológicas (inclusive aquelas alimentadas pela religião e pelo nacionalismo de Estado) continuavam a fracionar a classe trabalhadora nos países mais favorecidos. O Estado passa a intervir na economia para regular a relação capital x trabalho, reduzir a desigualdade social (em especial, com políticas de redistribuição da renda e gastos sociais que ajudavam a garantir o pleno emprego). Mas, a intervenção estatal também procurava criar as condições necessárias para um desenvolvimento capitalista confiável. Tratase da

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis