Questões sobre Educação em Geografia

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:

- Representação e comunicação;

- Investigação e compreensão;

- Contextualização sociocultural.

Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.

Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:

  • A.

    a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.

  • B.

    a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.

  • C.

    a investigação e compreensão dos processos de formação territorial

  • D.

    a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.

  • E.

    a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:

"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."

A resposta correta é:

  • A.

    18,7cm.

  • B.

    9,7cm.

  • C.

    6,5cm

  • D.

    8,7cm

  • E.

    7,7cm.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    é um espaço vazio de história e conteúdo, neutro, transitório, em geral de uma arquitetura de desnudamento, como por exemplo as auto-estradas, os shoppings centers, os caixaseletrônicos, os aeroportos e os grandes supermercados dentre outros.

  • B.

    é uma área organizada e delimitada para efeito de planejamento regional e urbano e cuja lógica de distribuição dos elementos geográficos reflete as práticas sociais que o produzem.

  • C.

    é a porção do espaço imediato de vivência e onde se processam as experiências cotidianas, onde o homem constrói sua identidade e estabelece relações de afetividade. Tem densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa, guardando em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente A maioria dos seus elementos são de cunho abstrato.

  • D.

    é entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. Tem um caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura, emoção. É percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".

Do assunto em pauta é correto afirmar que:

  • A.

    devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.

  • B.

    a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.

  • C.

    sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.

  • D.

    os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O ensino de Geografia no Ensino Fundamental não deve levar os alunos a:

  • A.

    reconhecer a relação existente entre a distribuição territorial dos fenômenos e os significados de tal distribuição para cada indivíduo e para a sociedade.

  • B.

    construir conceitos geográficos para olhar o mundo de forma sistemática, ultrapassando a reflexão pessoal e a do senso comum.

  • C.

    dividir o mundo em duas partes distintas para que possam compreender, de um lado, os fenômenos físicos e, de outro, as sociedades humanas.

  • D.

    diferenciar a escala de abordagem dos fenômenos espaciais em local, regional, nacional e internacional e constatar suas articulações e interpenetrações.

  • E.

    tomar consciência da realidade mundial e de seu potencial para interferir, como cidadão, na transformação da realidade existente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: