Questões sobre Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia

Referente as diretrizes pautadas, no código de ética do fonoaudiólogo, aponte VERDADEIRO ou FALSO e assinale a alternativa correta. Constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia:
I - Exercício da atividade buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema; II - Respeito à autonomia do cliente e, nas relações de trabalho, do profissional; III - O exercício da Fonoaudiologia por meio da Telefonoaudiologia, mediado por tecnologias da informação e comunicação, deve seguir os preceitos éticos deste Código;

Em relação às regulamentações da área de Fonoaudiologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A Resolução 309/2005 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) aponta várias possibilidades de atuação profissional do fonoaudiólogo no campo da educação: a capacitação e assessoria, o planejamento, desenvolvimento e execução de programas fonoaudiológicos, as observações, triagens fonoaudiológicas e orientações quanto ao uso da linguagem, motricidade oral, audição e voz, as ações junto ao ambiente escolar que favoreçam as condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem e as contribuições na realização do planejamento e das práticas pedagógicas de instituições educacionais.
II. De acordo com a Resolução 309/2005, a Fonoaudiologia Educacional / Escolar passou a ser considerada uma área independente da Fonoaudiologia clássica, em função da necessidade de auxiliar a rede escolar de ensino a promover saúde, prevenir alterações referentes a alterações auditivas, voz, motricidade orofacial e linguagem, visando potencializar o processo de aprendizagem.
III. Regulamentada pela Lei 6.965/81, a atuação do fonoaudiólogo nas escolas abrange a participação no desenvolvimento de pesquisas, promoção e prevenção de saúde, avaliação e acompanhamento fonoaudiólogo visando à reabilitação de indivíduos com alterações da comunicação oral e escrita, motricidade orofacial, e audição desenvolvendo melhoria na qualidade de vida.

Assinale

Segundo a Lei nº 6.965, de 09/12/1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, é da sua competência e de profissionais habilitados na forma da legislação específica, a seguinte ação: 

De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, classifique as afirmativas a seguir em V para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Promoção da solidariedade e da cooperação constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Aprimoramento dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Exercício da atividade buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização, constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Respeito à autonomia do cliente e, nas relações de trabalho, do profissional constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) nº. 492, de 7 de abril de 2016, dispõe “[...] sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências”. De acordo com a resolução, é competência do fonoaudiólogo, na área de disfagia,
I - participar da equipe para a decisão da indicação e da retirada de vias alternativas de alimentação, quando classificado o risco de aspiração laringotraqueal. II - atuar como perito ou auditor em situações que envolvam o processo de avaliação e reabilitação da disfagia orofaríngea. III - avaliar os parâmetros respiratórios fisiológicos como frequência respiratória, frequência cardíaca, ausculta cervical dos ruídos da deglutição e saturação de oxigênio, devido ao risco de complicações pulmonares ocasionadas pela disfagia orofaríngea. IV - elaborar programas e ações de educação continuada para a equipe multidisciplinar, os cuidadores, os familiares e os clientes. V - usar tecnologias e recursos terapêuticos no tratamento das desordens da deglutição/disfagia orofaríngea, tais como indicação e adaptação de válvulas unidirecionais de deglutição e fala com e sem ventilação mecânica.
Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis