Questões de Fonoaudiologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2025

O DSM-V afirma que a gagueira é um Transtorno de Fluência com início na infância. A CID-11 da Organização Mundial da Saúde (OMS) a classifica como Distúrbio do Neurodesenvolvimento da Fluência da Fala (DNDFF).
Em relação à gagueira, avalie as afirmativas a seguir.

I. A gagueira é multidimensional e complexa e a recomendação profissional é evitar que crianças que gaguejam se tornem adultos com gagueira, ou seja, essa é a norma da prevenção.

II. A OMS afirma que a prevenção é a melhor cura, porque “visa reduzir a probabilidade de um distúrbio afetar um indivíduo, interrompendo ou retardando o progresso do distúrbio ou reduzindo sua incapacidade.

III. O distúrbio de fluência do neurodesenvolvimento (gagueira) pode se tornar uma condição crônica se não tratado de forma adequada no momento certo.


Está correto o que se afirma em

Teste de baixa redundância, com estímulos de fala com corte feito em 400Hz para a condição passa-baixa, com uma atenuação progressiva de 400 a 800Hz de até 24dB, quando todas as frequências subsequentes tiveram a atenuação de 24dB.
Na avaliação do processamento auditivo central, trata-se do teste

A avaliação de linguagem e comunicação nas demências deve ser feita, preferencialmente, de forma objetiva, isto é, através de utilização de instrumentos padronizados.
O instrumento, de avaliação abrangente, mais utilizado na prática clínica atualmente por possuir dados normativos para a população brasileira e avaliar as funções linguísticas mais relevantes é

A disfagia que decorre de alterações estruturais com causas relacionadas com pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço, efeitos de radioquimioterapia, edema na oro e hipofaringe, sequelas após intubação orotraqueal, traqueostomia prolongada, sonda nasoentérica para alimentação e refluxo gastro-esofágico, entre outras, denomina-se disfagia

O Código de Ética do Fonoaudiólogo estabelece diretrizes claras para o sigilo profissional e a preservação da privacidade, com exceções em circunstâncias legais específicas. Considerando esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O sigilo profissional exige que as informações sobre o paciente sejam compartilhadas apenas com autorização ou em casos previstos legalmente.
II. A quebra de sigilo em casos de violência contra o paciente deve ser acompanhada de justificativa técnica registrada no prontuário.
III. A presença de familiares durante consultas domiciliares dispensa a necessidade de resguardar a privacidade do paciente, mesmo quando eles não são responsáveis pelo cuidado.

Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis