Questões sobre Disfagia e Mastigação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Disfagia e Mastigação

A disfagia que decorre de alterações estruturais com causas relacionadas com pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço, efeitos de radioquimioterapia, edema na oro e hipofaringe, sequelas após intubação orotraqueal, traqueostomia prolongada, sonda nasoentérica para alimentação e refluxo gastro-esofágico, entre outras, denomina-se disfagia

Em quadros de disfagia neurogênica, a transição entre a fase oral e a fase faríngea pode estar prejudicada. Qual parâmetro sinaliza alta probabilidade de aspiração silenciosa durante a deglutição?

Em relação às técnicas instrumentais utilizadas para avaliação da disfagia em adultos, assinalar a alternativa INCORRETA.

A disfagia é uma condição comum em pessoas idosas e pode estar associada a diversas causas como distúrbios neurológicos ou alterações na musculatura orofaríngea. Quais das alternativas abaixo descrevem sinais e queixas típicas de disfagia em idosos?

Com relação à avaliação clínica da deglutição em casos de disfagia orofaríngea (DO), avalie as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Um dos grandes desafios diante do paciente com suspeita de DO é definir a causa de alteração.
( ) Sabendo-se que há um consenso na literatura sobre qual seria o melhor protocolo de avaliação clínica da deglutição, a literatura concorda que alguns pontos devem ser seguidos.
( ) É importante ressaltar que tanto o rastreio quanto a avaliação clínica da deglutição precisam ser baseados em evidência e factíveis de serem administrados.

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis