Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Analise as afirmativas abaixo referentes à deglutição infantil:
I. As sucking pads, localizadas na parte interna dos músculos masseteres, tem como função primordial fornecer estabilidade às bochechas durante a sucção.
II. A ausculta cervical em crianças não é considerada um procedimento eficiente para fornecer informações sobre a coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.
III. O neonato apresenta uma conformidade anatômica que garante a alimentação por meio do seio materno ou da mamadeira.
IV. O ritmo do padrão alimentar do bebê é uma característica consistente e único para os recém-nascidos

Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1018300 - Fonoaudiologia, Audiologia, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Analise as asserções abaixo acerca da avaliação audiológica:
I. A avaliação auditiva é fundamental para a determinação das características físicas e eletroacústicas envolvidas no processo de seleção do aparelho de audição,
PORQUE
II. envolve procedimentos de audiometria tonal liminar, logoaudiometria, pesquisa dos limiares de desconforto e imitanciometria.

Assinale a alternativa CORRETA

#Questão 1018301 - Fonoaudiologia, Neonatologia, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Abaixo estão descritos alguns procedimentos fonoaudiológicos:
I. Análise do prontuário hospitalar e realização de anamnese para identificar risco de perda auditiva.
II. Orientação familiar acerca da estimulação auditiva e de linguagem.
III. Monitoramento da audição e da linguagem de recém-nascidos de risco até 3 anos.
IV. Classificação do recém-nascido quanto a: baixo risco, alto risco, natureza do risco e seleção de protocolo de triagem.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA referente à veracidade dos procedimentos relacionados à Triagem Auditiva Neonatal. 

#Questão 1018302 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

A fluência da fala é o “aspecto da produção de fala que se refere à continuidade, suavidade, velocidade e esforço com os quais as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e/ou sintáticas da linguagem são expressas.” (ASHA, 1994).
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1018303 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Em relação ao tratamento dos transtornos da linguagem infantil, o fonoaudiólogo pode decidir pela intervenção (tratamento) direta ou indireta. Analise as afirmativas abaixo relacionadas aos diferentes tipos de intervenção:
I. A intervenção indireta refere-se à orientação familiar, à escola e demais cuidadores da criança, podendo ser realizada associada à intervenção direta.
II. Na intervenção indireta, as estratégias terapêuticas são construídas pelo fonoaudiólogo em parceria com a família, destacando a competência dos familiares.
III. Na intervenção direta, o planejamento e execução das estratégias são conduzidos pelo fonoaudiólogo e focados nas habilidades e inabilidades da criança.
IV. São objetivos de ambos os tipos de intervenção colaborar com o desenvolvimento da criança em parceria com família, ampliar as oportunidades de comunicação da criança, identificar situações no dia a dia das famílias para propor atividades de linguagem contextualizadas.
Assinale a alternativa CORRETA.

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