Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2022

Considere as seguintes afirmativas sobre a avaliação fonoaudiológica do paciente com disfagia:
I. Na fase preparatória-oral, pode-se esperar que o paciente aspire antes da deglutição, devido à alteração dos movimentos anteroposteriores e verticais da língua, causando estase em cavidade oral.
II. Na fase oral, pode ocorrer aspiração após a deglutição devido ao aumento da tensão bucal que acarreta alteração na formação do bolo e estase em cavidade oral.
III. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração antes e durante a deglutição, devido a, respectivamente, atraso ou ausência do início da deglutição e redução do fechamento laríngeo.
IV. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração após a deglutição, devido à alteração do peristaltismo faríngeo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Na reabilitação das disfagias são utilizadas técnicas e exercícios para melhorar a função de deglutição.
Sobre essas técnicas e exercícios, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1018291 - Fonoaudiologia, Neonatologia, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Considere as seguintes afirmativas sobre as diferenças anatômicas entre bebês e adultos em relação às estruturas do sistema estomatognático:
I. Comparada à estrutura do adulto, a mandíbula do bebê é menor e levemente retraída.
II. O osso hioide é formado por cartilagem nos bebês, enquanto nos adultos tem constituição óssea.
III. A língua, o palato mole, a faringe e a laringe são mais rebaixadas no bebê, o que facilita a respiração nasal durante a deglutição.
IV. Devido ao pequeno espaço intraoral, a língua do bebê apresenta maior mobilidade do que a do adulto.

Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1018292 - Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

A Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso ? Método Canguru (MC) é uma política pública implantada no Brasil, desde 2002.

Sobre o Método Canguru, é CORRETO afirmar que

#Questão 1018293 - Fonoaudiologia, Voz, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas vocais utilizadas no tratamento fonoaudiológico de pacientes com nódulos nas pregas vocais:
I. Pode-se utilizar a técnica do som nasal e a técnica do som basal. II. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica do empuxo. III. Pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada e a técnica de rotação de língua no vestíbulo. IV. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica de arrancamento associada à rotação de ombros.
Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis