Listagem de Questões sobre Geral
a observação empírica não conduz a conhecimentos científicos.
as conclusões alcançadas pelo conhecimento científico são perenes, devido ao grande número de casos que as fundamentam.
a indução a partir de dados da experiência não pode jamais dar origem a um enunciado universal.
as conclusões às quais o conhecimento científico chega são falsas.
A objetividade, de maneira geral, se define como
a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.
o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.
a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.
o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.
As Orientações Pedagógicas/MG sugerem como estratégia na iniciação ao problema da verdade e da objetividade o levantamento de uma discussão sobre algum tema, como o aborto e globalização, por exemplo. O professor deve, então, fazer com que os alunos, ao se depararem com a pluralidade de opiniões,
mantenham uma postura democrática e tolerante, aceitando a pluralidade de opiniões, sem questionálas.
percebam que toda discussão é inútil, já que cada um pensa algo diferente dos demais.
mantenham as suas posições e tenham convicção no que eles pensam, não se deixando convencer pelos demais.
procurem fundamentar as suas posições e tomem consciência do problema do critério que deve justificar as afirmações.
Segundo as Orientações Pedagógicas/MG concernentes ao problema da indução, a principal diferença entre a inferência indutiva e a dedutiva é que, enquanto a indução
produz uma conclusão que extrapola o que está contido nas premissas, ampliando o conhecimento, a dedução produz uma conclusão que apenas explicita o que estava contido nas premissas.
trabalha sempre com relações de ideias, a dedução apenas lida com fatos obtidos da experiência.
é um procedimento exclusivo do senso comum, que se atém apenas ao que a experiência mostra, a dedução é o procedimento que propriamente caracteriza a ciência, que sempre produz conhecimentos necessários e universais.
chega a conclusões tautológicas, apenas repetindo o conteúdo do que já era conhecido, a dedução produz conhecimentos inéditos.
concepção segundo a qual a ciência constitui a única forma possível de conhecimento verdadeiro vigorou em toda a história da humanidade.
concepção de muitos segundo a qual a ciência é a forma de conhecimento objetivo por excelência enraíza- se no positivismo.
ciência produz conhecimentos cuja validade se restringe apenas à comunidade científica.
ciência surgiu somente com o positivismo, corrente filosófica do século XIX.
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