Listagem de Questões sobre Geral
As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o ‘papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita’ (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.
é um elemento diferencial para se considerar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
ajuda aqueles que pretendem seguir a carreira de historiadores da filosofia.
colabora na formação de futuros oradores e políticos, na medida em que está vinculada à natureza argumentativa da disciplina.
contribui de maneira diferenciada para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico.
No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da história uma discussão entre os defensores do relativismo e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo que as leis morais possuem sua origem nos costumes e os segundos defendendo que elas possuem uma validade atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant
se encaixa na vertente universalista, pois o imperativo categórico deve valer absolutamente para todos, independentemente do lugar e dos costumes.
se encaixa na vertente relativista, pois o imperativo categórico vale apenas para o indivíduo considerado em sua cultura e dentro dos seus costumes.
não se encaixa em nenhuma das vertentes, já que a sua moral propõe um modelo que escapa tanto do universalismo quanto do relativismo.
se encaixa em ambas as vertentes, já que a sua moral tenta conciliar o universalismo com o relativismo.
No que se refere ao ensino do tema universalismo versus relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar a discussão procedendo a uma
defesa apaixonada do relativismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
discussão em sala de aula entre os alunos, de modo que eles percebam por si próprios as diferenças entre uma coisa e outra.
defesa apaixonada do universalismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
argumentação segundo a qual tanto o universalismo quanto o relativismo são destituídos de verdade, dado que não podem provar os seus argumentos.
Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto?
A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói.
Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo.
Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo.
Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte.
De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre
corpo e alma.
liberdade e determinismo.
realismo e idealismo.
ato e potência.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}