Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

A consulta farmacêutica é importante para prevenção e/ou detecção e correção de problemas relacionados ao uso de medicamentos, a fim de promover a saúde do usuário e sua qualidade de vida. Esta atividade está inserida no seguinte contexto:

Existem diversos relatos sobre o aumento dos gastos em saúde, sendo os medicamentos um dos principais responsáveis por este panorama. A ineficiência do planejamento é uma das principais causas que elevam os gastos em saúde, pois pode resultar em perda constante de medicamentos e consequente desperdício de dinheiro público. Considerando o ciclo da Assistência Farmacêutica, identifique em qual etapa devem ser estimas as quantidades necessárias de medicamentos a serem adquiridas para atender uma população determinada, em um período de tempo estimado.

A Farmácia clínica é um serviço executado, exclusivamente, pelo profissional farmacêutico e que tem impacto sobre o uso racional de medicamentos, a qualidade no cuidado e na assistência prestada aos pacientes internados. Dentre as atividades executadas pelo farmacêutico clínico, indique a opção falsa.

A Política Nacional de Medicamentos (PNM), aprovada pela Portaria n.º 3916, de 30 de outubro de 1998, observa e fortalece os princípios e as diretrizes constitucionais e legalmente estabelecidos, explicitando as diretrizes básicas, as prioridades e as responsabilidades dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua implementação. Para assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível, os gestores devem concentrar esforços na viabilização de projetos envolvendo as seguintes diretrizes. Sobre isto, assinale a opção falsa. 

Em relação aos Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP), assinale (V) verdadeiro (F) falso e assinale a alternativa correta.
( ) Os MPP são assim denominados por causarem danos significativos ao paciente, mesmo quando não há falhas na sua utilização. ( ) Padronização da prescrição, armazenamento, preparo, dispensação e administração de MPP, são algumas das estratégias para evitar erros na sua utilização. ( ) A sinalização dos MPP com etiquetas de cores diferentes dos demais medicamentos, garante segurança na sua identificação e dispensação, excluindo-se a necessidade da realização de dupla checagem. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis