Questões de Farmácia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2022

Os serviços farmacêuticos no SUS têm a finalidade de propiciar o acesso qualificado aos medicamentos essenciais disponibilizados pela rede pública a seus usuários. As Diretrizes para Estruturação de Farmácias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), publicadas em 2009, dividem os serviços farmacêuticos em técnico-gerenciais e técnico-assistenciais, a fim de indicar as atividades que deverão ser desenvolvidas na estrutura da farmácia. Assinale a alternativa abaixo cujo serviço é classificado como técnico-assistencial. 

#Questão 1014424 - Farmácia, Farmacovigilância, FAURGS, 2022, SES-RS, Farmacêutico - Edital nº 15

No Rio Grande do Sul, a política de Vigilância em Saúde é desenvolvida e coordenada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), cujas competências e atribuições foram descritas no Decreto Nº 44.050/2005. Essa norma definiu a estrutura do Centro, organizado em Divisões dedicadas à Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), Vigilância Epidemiológica (DVE), Vigilância Sanitária (DVS) e Vigilância da Saúde do Trabalhador (DVST), além das Divisões de Apoio Técnico e Administrativo. Assinale a alternativa que corresponde especificamente às funções da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS).

Conforme a Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº. 539 (22.10.2010), a fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica é de responsabilidade privativa do farmacêutico, devendo-se manter supervisão direta, não se permitindo delegação. Marque abaixo a atividade que NÃO é privativa do profissional farmacêutico. 

A farmacoeconomia é uma ferramenta que ajuda a selecionar as opções mais eficientes e que auxilia na distribuição de recursos para a saúde de uma forma mais justa e equilibrada. Além disso, contribui para o uso racional de medicamentos por meio da incorporação do custo a questões sobre segurança, eficácia e qualidade dos diferentes tratamentos médicos, buscando uma melhor relação entre custos e resultados. São quatro os tipos de análises recomendados pela farmacoeconomia: minimização de custos, custo-benefício, custo-efetividade e custo-utilidade (Revista Infarma, v.26, no. 4 – 2014).
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o tipo de análise ao seu conceito.
(1) Análise de minimização de custos (2) Análise de custo-efetividade (3) Análise de custo-benefício (4) Análise de custo-utilidade
( ) Mede a quantidade e qualidade de vida empregando o conceito de utilidade, que se refere à satisfação obtida pelo paciente ante o impacto de uma intervenção de saúde.
( ) Expressa custos e resultados reais e potenciais (individuais ou coletivos) da implementação de um programa, exclusivamente em unidades monetárias.
( ) Mede os custos em unidades monetárias e os desfechos em unidades naturais de saúde que indicam melhorias de saúde.
( ) É a forma mais simples de avaliação econômica; somente os custos são submetidos a comparações, pois a eficácia ou a efetividade das alternativas comparáveis são iguais.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

#Questão 1014427 - Farmácia, Farmacologia, FAURGS, 2022, SES-RS, Farmacêutico - Edital nº 15

A respeito dos conceitos utilizados no escopo da avaliação das tecnologias em saúde, qual das afirmativas abaixo está correta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis