Questões de Farmácia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2012

Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:

I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.

II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.

III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.

Está(ão) CORRETA(S):

A carbamazepina é um fármaco depressor do sistema nervoso central. Qual dos itens a seguir contém uma característica farmacodinâmica desse fármaco:

Sobre absorção de fármacos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. O aumento do PH plasmático faz com que fármacos fracamente ácidos sejam extraídos do sistema nervoso central para o plasma.

II. Os fármacos precisam atravessar membranas lipídicas para atravessar barreiras celulares.

III. As substâncias não polares dissolvem-se livremente em solventes não – polares, como os lipídios, penetrando muito facilmente nas membranas celulares por difusão.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

Os anestésicos locais impedem reversívelmente a condução dos impulsos nervosos. O mecanismo como isso ocorre é que no interior da célula nervosa o pH é próximo de 7,0, o que favorece o aparecimento maior de cátions que, interagiria com receptores aniônicos existentes na parte interna da membrana, bloqueando a passagem de ___________ o que incapacita a despolarização da membrana, comprometendo os fenômenos elétricos, levando então ao estado anestésico. O íon que corretamente preenche aexplicação do mecanismo de ação dos anestésicos locais é:

Os imunossupressores atuam, em grande parte, na fase de indução da resposta imunológica, diminuindo a proliferação dos linfócitos; alguns também inibem aspectos da fase efetora, podendo, portanto, serem divididos em diferentes classes. Quanto aos possíveis mecanismos dos agentes imunossupressores e o respectivo exemplo, assinale a opção INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis