Questões de Farmácia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2012

Segundo Gomes, 2.000, a dispensação de medicamentos é uma atividade técnico científica de orientação ao paciente, de importância para a observação ao tratamento e, portanto, eficaz, quando bem administrada. Sobre o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU), analise as afirmações a seguir:

I. Uma farmácia hospitalar que adote o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as suas formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidades de transferências ou cálculos por parte da enfermagem.

II. O grande desafio para que o sistema por dose unitária seja uma realidade no Brasil é obter formas farmacêuticas estéreis unitarizadas, o que requer um alto investimento financeiro inicial para a aquisição de materiais e equipamentos.

III. O investimento financeiro inicial está relacionado à implantação de uma central de preparações estéreis, o que nem sempre é viável para hospitais de pequeno e médio porte.

IV. Um dos fatores de redução de erros de distribuição e administração de medicamentos no sistema por dose unitária é que a dose do medicamento é embalada, identificada e distribuída, para que a enfermagem possa separá-lo por horário e posteriormente possa administrá-lo ao paciente.

V. A implantação do sistema por dose unitária exige uma série de requisitos, porém não faz parte desses requisitos a existência de uma padronização de medicamentos.

Está(ão) CORRETA(S):

Constitui atribuição legal do farmacêutico:

I - Assegurar que os medicamentos, durante a dispensação, tenham boa qualidade e que sejam entregues na dose e quantidades prescritas pelo médico.

II - Fornecer informações sobre o uso correto dos medicamentos promovendo o seu uso racional.

III - Entrevistar o paciente para obter o seu perfil medicamentoso, analisando se o paciente utiliza outros medicamentos sem prescrição.

IV - Promover a prescrição racional e econômica por intermédio da alteração da prescrição do medicamento quando julgar que seja necessário, não sendo preciso comunicar ao médico.

 V - Jamais disseminar as informações acerca dos medicamentos e de outros aspectos da atenção à saúde para as pessoas leigas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Do relatório final da I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (AF), de 15 a 18 de setembro de 2003, foram encontradas propostas que direcionaram para uma visão integrada daAF, refletindo o aumento do interesse de profissionais da saúde e da sociedade por este assunto. Assinale o tópico que NÃO expressa claramente este avanço.

A Política Nacional deAssistência Farmacêutica (AF), aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2004, define como um dos eixos estratégicos a utilização da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da AF. O uso restrito de medicamentos daRENAMENÃOse dá em conformidade com o seguinte critério:

Segundo a OPA/OMS, 2003, para o Brasil, o termo Assistência Farmacêutica (AF) envolve “atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase na relação com o paciente e a comunidade na visão da promoção da saúde.” Em relação aos componentes do ciclo daAF,NÃOé correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis