Questões de Farmácia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2006

Quando presente no sangue, os fármacos podem ligar-se às proteínas plasmáticas, retardando sua passagem para os tecidos circundantes. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o fármaco que não se liga às proteínas plasmáticas, quando administrado em condições normais de tratamento.

Biotransformação é o termo usado para indicar as alterações químicas que ocorrem com os fármacos no interior do organismo quando são metabolizados e alterados por diversos mecanismos bioquímicos. Assinale a alternativa incorreta:

Em relação à quantificação das interações fármaco-receptor (F-R) e efeito produzido, analise as seguintes afirmativas:

1. O principal objetivo do estudo da interação fármaco- receptor é o de compreender e quantificar os efeitos dos fármacos nos sistemas biológicos.

2. A teoria da ocupação dos receptores específicos por fármacos baseia-se na Lei de Ação das Massas.

3. A Lei de Ação das Massas determina que a velocidade de uma reação química é proporcional ao produto das concentrações dos reagentes.

4. O fármaco F se liga ao receptor R para formar um complexo F-R, o sinal proximal a partir do qual é processado pela célula para produzir uma resposta observável.

5. A ocupação do receptor é dada pelo isotermo de adsorção de Langmuir representada por [A]/[A] + Kd.

Estão corretas:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do termo Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares (SVEIH):

Considere as seguintes afirmativas:

I - A transmissão da doença de Chagas pode ser: intradomiciliar, silvestre e acidental ou de laboratório, além da transfusional e transplacentária.

II - Fumantes expostos a carcinógenos químicos do cigarro que induzem mutações no DNA geralmente começam a desenvolver cânceres característicos de seu vício até 10, 20 ou mais anos após o início da exposição. Os fatores genéticos provavelmente determinam a maior ou menor suscetibilidade das pessoas quanto à aquisição da doença.

III - Independentemente da forma como evolua qualquer processo saúde-doença de massa até uma situação epidêmica, é possível generalizá-la e representar a generalização através de uma curva epidêmica.

IV - Apesar de todos os recentes avanços em relação ao diagnóstico, ao tratamento e à profilaxia da hepatite B, ela se mantém como um importante problema de saúde pública nos dias atuais. A sua principal forma de prevenção é a vacina, que tem uma boa efetividade.

V - O vírus da hepatite B é considerado de baixa infectividade devido à sua pequena estabilidade no meio ambiente, aliado ao alto grau de contagiosidade em pequena quantidade de sangue ou secreções. A via de infecção viral é sexual e/ou parenteral, ocorrendo através do contato de áreas de solução de continuidade da pele e mucosas com sangue ou fluidos corporais infectados.

Das afirmativas acima são corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis