Questões sobre Estatística descritiva (análise exploratória de dados)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estatística descritiva (análise exploratória de dados)

Para se fazer a estimação intervalar da média populacional ? de uma variável aleatória X que segue uma distribuição Normal (?, ?2), com ?2 = 64, extraiu-se uma amostra aleatória de tamanho n = 36. A média e a variância amostrais obtidas são dadas por  = 57 e 2  = 49, respectivamente. Deseja-se fazer a estimação com um nível de 90% de confiança. Então, os limites inferior e superior aproximados do intervalo de confiança desejado são, respectivamente: 
(Dados: P(Z ? 1,28) = 0,90; P(Z ? 1,64) = 0,95; P(t35 ? 1,31) = 0,90; P(t35 ? 1,69) = 0,95; onde Z é uma variável aleatória com distribuição Normal-padrão e tk é uma variável aleatória com distribuição t-Student com K graus de liberdade.)

Sejam x1, x2,…, x100 valores distintos observados de uma variável aleatória contínua X que tem distribuição unimodal, formando uma amostra de tamanho n = 100. Denote a média aritmética simples amostral por  Imagem associada para resolução da questão e a moda da amostra por Mo(x), a qual é igual à metade de Imagem associada para resolução da questão . É necessariamente correto afirmar que: 

Ao analisar os dados de uma variável X, Gilberto calculou medidas de dispersão como o desvio-padrão S dos dados. Entretanto, Gilberto foi comunicado que, após uma mudança na legislação, será melhor trabalhar com a transformação Y = 3X + 7. Após realizar a devida transformação em sua base de dados, o desvio-padrão calculado da variável transformada será dado por: 

Um analista do Ministério Público supõe que existe uma relação linear entre duas variáveis não negativas: o número de denúncias de infrações ambientas (y) e o acesso à informação e comunicação (x) de diferentes regiões administrativas. Para verificar sua hipótese, realizou um estudo e obteve o seguinte diagrama de dispersão:


Imagem associada para resolução da questão


Considere que r seja o coeficiente de correlação linear amostral entre as variáveis e que b seja o coeficiente de inclinação no ajuste da reta de regressão y = a + bx aos dados observados. Com base nessas informações, é correto afirmar que:

O tempo de atendimento Y, em minutos, de um setor de processos de determinada repartição pública possui função densidade de probabilidade acumulada dada por:

F (y) = 1 – e–?y , y > 0 e ? > 0,

em que ? é um parâmetro populacional. Qual é o tempo mediano, em minutos, de atendimento nesse setor?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis