Questões sobre Língua Espanhola e Educação

Ao trabalhar o anúncio em questão, o professor deve, segundo as Orientações Pedagógicas: Língua Estrangeira − Ensino Médio, pedir aos alunos que

  • A.

    leiam o texto em questão; classifiquem as palavras segundo sua função gramatical; e busquem o significado das palavras desconhecidas, ou seja, desenvolvam as estratégias de leitura, como a skimming e a scanning.

  • B.

    identifiquem o tema geral do texto, sua autoria e sua função comunicativa; reconheçam o gênero do texto; e estabeleçam o suporte de circulação do texto, no sentido de que percebam a língua como ação social.

  • C.

    façam uma leitura prévia do texto, empregando estratégias como a leitura skimming ou scanning, sempre com um dicionário à mão, já que é imprescindível que eles entendam o significado de todas as palavras.

  • D.

    façam uma leitura prévia do texto, marcando as palavras desconhecidas, para, em seguida, produzirem um cartaz na sua língua materna, com o mesmo conteúdo do texto original.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Seguindo as orientações expressas na Proposta Curricular/MG, e considerando a escrita como processo e não como produto, uma sequência de tarefas recomendável para ser realizada nas aulas de língua estrangeira com alunos de Ensino Médio é:

  • A.

    1. Leitura em voz alta de um texto literário curto;

    2. Cópia escrita individual do texto, com especial atenção para as questões de ortografia e acentuação gráfica;

    3. Entrega da cópia ao professor;

    4. Correção do professor;

    5. Devolução do texto corrigido ao aluno.

  • B.

    1. Discussão entre os alunos para a escolha de um assunto importante para o grupo;

    2. Escrita em grupo de uma notícia sobre esse assunto para o jornal da escola;

    3. Leitura em classe entre todos os alunos;

    4. Comentários dos colegas e do professor;

    5. Reescrita, considerando os comentários dos colegas;

    6. Entrega do texto para o professor;

    7. Devolução do texto com comentários e correções linguísticas;

    8. Reescrita, considerando os comentários e correções do professor.

  • C.

    1. Leitura silenciosa de texto sobre a vida cotidiana e as tarefas domésticas;

    2. Trabalho em grupos para a identificação dos verbos conjugados no tempo Presente do Modo Indicativo (sublinhar);

    3. Diferenciação entre verbos regulares e verbos irregulares;

    4. Reescrita individual do texto para a transposição dos verbos conjugados no tempo Presente para os tempos Pretérito Indefinido ou Pretérito Perfeito, com especial atenção às diferenças de uso entre estes dois últimos na língua espanhola;

    5. Entrega do texto ao professor;

    6. Correção do professor;

    7. Devolução do texto corrigido ao aluno.

  • D.

    1. Pesquisa individual na internet sobre uma personalidade mundial importante;

    2. Seleção de três textos de diferentes gêneros (biografia, notícia e editorial, por exemplo) nos quais essa personalidade é comentada;

    3. Relato oral individual do aluno sobre a personalidade escolhida e os textos selecionados;

    4. Escrita de um texto que relacione as informações contidas nos textos selecionados;

    5. Entrega do texto ao professor;

    6. Correção do professor;

    7. Devolução do texto corrigido ao aluno.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Levando em conta as recomendações para a composição de suas fases, a sequência completa sugerida no texto para o desenvolvimento de uma aula de leitura (pp. 35-37) é:

  • A.

    1. Leitura silenciosa para a compreensão geral sobre o tema do texto;

    2. Releitura para compreensão de pontos principais;

    3. Leitura em voz alta para o aperfeiçoamento da pronúncia;

    4. Realização de exercícios sobre aspectos fonéticos destacados do texto lido;

    5. Realização de exercícios sobre sua estrutura linguística.

  • B.

    1. Pré-leitura para ativação do conhecimento anterior sobre o tema do texto;

    2. Leitura silenciosa para a compreensão geral sobre o tema do texto;

    3. Discussão oral sobre o tema do texto;

    4. Escrita de resumo ou resenha sobre o tema do texto;

    5. Correção do texto produzido.

  • C.

    1. Leitura para a compreensão detalhada do texto;

    2. Releitura para a realização de exercícios sobre a estrutura linguística;

    3. Compreensão e discussão sobre o tema do texto;

    4. Pós-leitura para a memorização das partes principais do texto;

    5. Exposição oral das partes memorizadas.

  • D.

    1. Pré-leitura para a ativação do conhecimento anterior sobre o tema do texto;

    2. Compreensão geral;

    3. Compreensão de pontos principais;

    4. Compreensão detalhada;

    5. Pós-leitura.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Segundo a Proposta Curricular/MG, a proposta que contempla o trabalho com recursos não-verbais ou não-linguísticos que compõem a superfície textual é:

  • A.

    Observação e comentário sobre a diagramação do texto na página impressa e também sobre fotos, mapas, gráficos presentes.

  • B.

    Leitura silenciosa integral do texto e discussão acerca do tema e das ideias principais desenvolvidas no texto.

  • C.

    Leitura e discussão sobre as estruturas linguísticas complexas presentes no texto, tais como orações subordinadas.

  • D.

    Leitura individual e silenciosa do texto, seguida de indicação de consulta ao dicionário para a compreensão do léxico desconhecido.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

  • A.

    Os alunos recebem cópia xerográfica do texto e, como atividade de pré-leitura, o professor solicita que os alunos sublinhem as palavras do título e do cabeçalho da notícia cujo significado desconheçam; em seguida, o professor lê o texto em voz alta; depois, os alunos o leem uma vez mais, silenciosamente; por último, o professor esclarece o significado das palavras desconhecidas e pede que os alunos elaborem um glossário com o novo vocabulário aprendido.

  • B.

    O professor mostra o texto, projetando-o para que todos os alunos realizem a leitura em conjunto, porém, silenciosamente; em seguida, o professor pergunta sobre a ideia principal do texto lido; inicia-se, então, um debate sobre a questão dos direitos humanos, mais especificamente, sobre a situação dos presos políticos, relacionando o que aparece na notícia com o cotidiano do aluno; o professor atua como mediador, simplesmente dirigindo a palavra ao aluno que queira intervir e dando liberdade para que exponha suas opiniões e ideias; como trabalho final para avaliação, o professor solicita que os alunos escrevam, individualmente e em português, um texto acerca de uma questão relacionada aos direitos humanos no Brasil.

  • C.

    O professor mostra o texto, projetando-o e realiza a leitura em voz alta, para que todos os alunos escutem sua pronúncia; em seguida, os alunos serão incentivados a ler em voz alta, um parágrafo cada; ao final de cada parágrafo, o professor esclarece as dúvidas de vocabulário, explicando o significado dos vocábulos por meio de paráfrases, sinônimos ou mímicas, ou seja, sem utilizar jamais o recurso da tradução; como tarefa e, ao mesmo tempo, trabalho para avaliação, o professor pede que os alunos ensaiem a leitura da notícia para apresentarem-na na aula seguinte.

  • D.

    Os alunos recebem cópia xerográfica do texto e o professor inicia a aula perguntando se reconhecem o gênero do texto que vão ler, pedindo que observem a disposição do texto na página, os tipos de letra e as fotos; em seguida, o professor lê com os alunos o título e o cabeçalho do texto, perguntando aos alunos o que sabem sobre derechos humanos e presos políticos; procede-se à leitura do texto e, ao final, o professor pergunta sobre o significado de huelga de hambre, colaborando para que os alunos realizem a inferência do sentido desse sintagma tentando estabelecer relações entre ele e outros elementos presentes no texto.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

A gramática, de acordo com a Proposta Curricular/MG para o Ensino de Língua Estrangeira (p. 14),

  • A.

    continua no centro do processo de ensino/aprendizagem da língua estrangeira na escola, já que é por meio da compreensão das estruturas linguísticas que o aluno tem acesso aos sentidos do texto.

  • B.

    desvincula-se dos propósitos comunicativos e do contexto das interações sociais, motivo pelo qual deve ser banida das aulas de língua estrangeira na escola.

  • C.

    não deve ser aprendida/enfatizada como um fim em si mesma, mas sim compreendida como uma forma de expressar propósitos comunicativos de acordo com o contexto das interações sociais.

  • D.

    é de grande relevância para o aluno, pois é apenas por meio do uso correto das estruturas linguísticas que ele tem a oportunidade de expressar suas intenções comunicativas.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Segundo as Diretrizes Gerais para o Ensino de Língua Estrangeira, o aspecto-chave na abordagem sugerida para o ensino desta disciplina

...é o desenvolvimento de habilidades para o uso da língua em situações reais de comunicação nas modalidades oral e escrita. Concentram-se os procedimentos pedagógicos na integração destes quatro componentes de competência comunicativa: competência linguística (conhecimento léxico-sistêmico e fonético-fonológico), competência textual (conhecimento sobre textualidade, continuidade temática, gêneros textuais, tipos de texto, etc.), competência sociolinguística (adequação da linguagem às situações de interação) e competência estratégica (pp. 13-14).

Levando em conta o que se diz no texto sobre os componentes da competência comunicativa, o gráfico que ilustra a relação entre as competências referidas é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

As Diretrizes Gerais para o Ensino de Língua Estrangeira (pp. 13-22) sugerem que se utilize, para o ensino de língua estrangeira no contexto escolar de Minas Gerais,

  • A.

    o Enfoque por Tarefas.

  • B.

    uma metodologia estruturalista.

  • C.

    o Método Audiolingual.

  • D.

    uma abordagem comunicativa.

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Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Segundo o texto (pp. 12-13), uma das razões para se ensinar língua estrangeira na escola é o fato de que esta disciplina

  • A.

    se constitui em um importante componente extracurricular, o que leva a que apenas alunos verdadeiramente interessados se matriculem nessa matéria.

  • B.

    possui uma função interdisciplinar, articulando-se com outras disciplinas do currículo do Ensino Médio.

  • C.

    incentiva o aluno a se matricular em um curso particular de idiomas, que funciona no sentido de sanar as lacunas deixadas pela escola pública nessa matéria.

  • D.

    funciona de modo autônomo e independente das demais disciplinas que compõem o currículo do Ensino Médio.

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Puede ser considerado el método de enseñanza de lenguas más antiguo:
  • A. directo
  • B. audio-lingual
  • C. lectura repetitiva
  • D. gramática-traducción
  • E. de inducción intuitiva
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