Questões de Engenharia Química e Química Industrial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química e Química Industrial

As instalações laboratoriais devem ser adequadamente projetadas para oferecer condições seguras de trabalho. Embora as exigências de cada setor sejam diversas, existem certos aspectos que, em geral, são válidos para todos os tipos de laboratórios. NÃO se referem a pré-requisito ou requisito para um laboratório seguro:

Os sedimentadores são geralmente classificados de acordo com sua geometria e o tipo de alimentação da suspensão. O sedimentador contínuo convencional, por exemplo, é um tanque dotado de dutos para alimentação, saída de clarificado e descarte do espessado.

Com base nas hipóteses e nos fundamentos para a formulação e projeto de sedimentadores, qual das afirmações a seguir está correta?

#Questão 1127428 - Engenharia Química e Química Industrial, Processos Industriais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 29: Engenharias II/Engenharia Química

Na extração líquido-líquido, é necessário que as duas fases sejam colocadas em contato para permitir a transferência de massa e, em seguida, elas devem ser separadas. Diferentemente da absorção de gás e da destilação, a extração apresenta desafios adicionais devido a características específicas das fases envolvidas. Por exemplo, as duas fases frequentemente possuem ____________, o que reduz a energia disponível para mistura e separação, especialmente quando o ____________ é utilizado. Além disso, as fases apresentam ____________, o que dificulta tanto o processo de mistura quanto o de separação.

As expressões que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas dessa sentença são: 

#Questão 1127429 - Engenharia Química e Química Industrial, Processos Industriais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 29: Engenharias II/Engenharia Química

Considere estas informações: 50 mol/h de uma corrente gasosa composta de ar (70% em base molar) e SO2 passam por um processo de absorção em uma corrente líquida de água pura inicialmente, sendo que apenas SO2 é transferido para a fase líquida. O gás que sai do processo está em equilíbrio a 1 atm. Nessas condições, considere, também, a pressão de vapor da água e do SO2 na fase gasosa como 31,6 mmHg e 176 mmHg, respectivamente; a fase gasosa ideal; 1 atm = 760 mmHg.

Sabendo-se que a fração molar da água no efluente líquido é de 94% em base molar, a razão entre as vazões molares inicial e final de líquido é, aproximadamente

#Questão 1127430 - Engenharia Química e Química Industrial, Processos Industriais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 29: Engenharias II/Engenharia Química

Considere a difusão com reação química heterogênea na superfície de uma partícula catalítica não porosa. A partícula do catalisador está envolta em um filme gasoso estagnado. Considere, também, a seguinte reação irreversível e de pseudoprimeira ordem A → B. O problema é unidimensional em geometria cartesiana no estado estacionário. A é o soluto reagente e B é o produto, sendo que ambos difundem em contradifusão equimolar. Na fronteira superior do filme estagnado, a fração molar de A é yA0; ao percorrer uma distância δ até a superfície do catalisador, a fração molar de A em δ é y.

Também deve ser considerado que a concentração total e as propriedades físicas são constantes. O termo Imagem associada para resolução da questão (em que DAB e kS são o coeficiente de difusão binário e a constante de velocidade da reação, respectivamente) relaciona as resistências à reação química heterogênea irreversível na superfície de uma partícula e à difusão em um filme gasoso que envolve o catalisador.

Com base nessas informações, qual a afirmação correta, dentre as apresentadas a seguir?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis