Questões de Engenharia Naval

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Na fase preliminar do projeto de um navio, é importante determinar uma estimativa para o seu peso leve. Essa estimativa deve incluir a massa do casco do navio, da superestrutura, de outfits, da praça de máquinas, além de uma margem possível de variação. Julgue o item seguinte, referente à determinação do peso leve. 



A massa estrutural pode ser definida como a soma de todo o aço processado para a construção do navio, englobando o casco e a superestrutura. Nos modelos de estimativa, não são consideradas, na estimativa do peso do aço, as variáveis calado e dimensões das casas de máquinas, por elas já estarem contempladas nas dimensões do pontal e do comprimento. 

A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.



Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices. 

A espiral de projetos de Evans, a metodologia de Watson, o conceito de QFD (quality function deployment) e MG (mesh generator) da PETROBRAS são metodologias voltadas para o projeto e a construção de estruturas flutuantes. Considerando as teorias de projeto de navio, julgue o item a seguir, relativo à espiral de projetos.



A espiral de projetos propõe que a definição e a construção de um navio evoluam em estágios cíclicos, crescentes em detalhes das características do objeto a ser construído por meio de etapas estrategicamente escolhidas, tais como arranjo geral, máquinas, deslocamento e trim, principais dimensões etc.

A sequência simplificada da construção naval atual segue estas etapas: 1) preparação das superfícies das chapas, dobragem e moldagem de chapas e cortes de peças; 2) execução das submontagens com a agregação de placas, painéis, condutos e peças; 3) montagem de blocos com a agregação de submontagens; 4) montagem do casco com a integração de blocos. Julgue o próximo item, referente à construção naval e ao projeto do navio.  



Algumas empresas têm efetivado a montagem de superblocos no estaleiro, para diminuir o tempo de ocupação da doca na montagem final do casco, contudo esse processo de agregação tem como limitações o volume dos blocos agregados e a capacidade dos equipamentos para o deslocamento dos superblocos. 

Com relação ao equipamento de salvatagem, previsto para o abandono da embarcação na iminência de naufrágio, julgue o item a seguir. 


As embarcações com comprimento total superior a 45 metros devem oferecer, entre os equipamentos de salvatagem, uma boia salva-vidas à proa e outra à popa, conforme exigido em norma. 

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