Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1076949 - Engenharia Naval, Estruturas oceânicas, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Engenharia Civil

Julgue o item subsequente, em relação às obras portuárias.  


As defensas têm a finalidade de absorver a energia cinética advinda tanto das movimentações das embarcações atracadas quanto das operações de atracação e desatracação das embarcações. 

#Questão 1076950 - Engenharia Naval, Logística e transporte marítimo, CESPE / CEBRASPE, 2025, MPE/CE, Analista Ministerial - Especialidade: Engenharia Civil

Julgue o item subsequente, em relação às obras portuárias.  


Guindastes do tipo portêiner são equipamentos especializados utilizados em terminais de contêineres para operações de carga e descarga de navios porta-contêineres.  

Na fase preliminar do projeto de um navio, é importante determinar uma estimativa para o seu peso leve. Essa estimativa deve incluir a massa do casco do navio, da superestrutura, de outfits, da praça de máquinas, além de uma margem possível de variação. Julgue o item seguinte, referente à determinação do peso leve. 



A massa estrutural pode ser definida como a soma de todo o aço processado para a construção do navio, englobando o casco e a superestrutura. Nos modelos de estimativa, não são consideradas, na estimativa do peso do aço, as variáveis calado e dimensões das casas de máquinas, por elas já estarem contempladas nas dimensões do pontal e do comprimento. 

A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.



Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices. 

A espiral de projetos de Evans, a metodologia de Watson, o conceito de QFD (quality function deployment) e MG (mesh generator) da PETROBRAS são metodologias voltadas para o projeto e a construção de estruturas flutuantes. Considerando as teorias de projeto de navio, julgue o item a seguir, relativo à espiral de projetos.



A espiral de projetos propõe que a definição e a construção de um navio evoluam em estágios cíclicos, crescentes em detalhes das características do objeto a ser construído por meio de etapas estrategicamente escolhidas, tais como arranjo geral, máquinas, deslocamento e trim, principais dimensões etc.

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