Questões sobre Logística e transporte marítimo

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A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.



Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices. 

O sistema de óleo combustível é integrado pelos seguintes componentes: tanque de armazenamento, bomba de transferência, tanque de sedimentação, trocador de calor, purificador, tanque de serviço e unidade de controle de óleo. Acerca dos sistemas de óleo combustível, óleo lubrificante e de resfriamento, julgue o item a seguir. 



No tanque de armazenamento, o combustível fica em repouso, o que possibilita a decantação das impurezas mais pesadas e a separação da água por efeito de densidade. Os produtos contaminantes são retirados por meio de válvula instalada no fundo do tanque.

O sistema de óleo combustível é integrado pelos seguintes componentes: tanque de armazenamento, bomba de transferência, tanque de sedimentação, trocador de calor, purificador, tanque de serviço e unidade de controle de óleo. Acerca dos sistemas de óleo combustível, óleo lubrificante e de resfriamento, julgue o item a seguir. 



O tanque de serviço separa os contaminantes pesados e a água remanescente por meio de centrifugação. O combustível é admitido em rotor que gira a alta velocidade. Os contaminantes mais densos são impelidos para a periferia do rotor, sendo descartados para tanque de borra. Essa limpeza evita a queima de vários elementos que seriam lançados na atmosfera. 

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.



Atualmente, o motor principal de um grande navio é de dois tempos e de baixa rotação, pode ter até quatorze cilindros, move hélice de passo fixo, com 10 ou mais metros de diâmetro, e consome combustível do tipo bunker oil, uma mistura de óleo diesel e óleos residuais de alta viscosidade. Para atender resolução da MARPOL, esse combustível deve ser alterado com vistas à redução da emissão de enxofre.

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.



Em razão do aumento do porte e da velocidade dos novos navios, tem sido avaliada a instalação de dois motores a diesel de baixa rotação que movem dois hélices de passo fixo (twin skeg). 

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