Questões de Engenharia Mecânica da FJPF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica da FJPF

#Questão 438842 - Engenharia Mecânica, Geral, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Na determinação da curva de fluência de um metal, é aplicado, em um corpo de prova, uma carga inicial, mantida constante durante todo o ensaio, a uma temperatura também constante. No decorrer do ensaio, é determinado o alongamento do corpo de prova. Assim sendo, pode-se afirmar que:

#Questão 438844 - Engenharia Mecânica, Geral, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

No diagrama de análise de fratura de um aço, são representados curvas e pontos de grande interesse na observação do comportamento deste material, submetido a diferentes temperaturas, considerando-se a existência ou não de trinca. Nesta linha de raciocínio, pode-se afirmar que:

#Questão 438846 - Engenharia Mecânica, Geral, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

A dureza é largamente utilizada na especificação de materiais, tratando-se de um ensaio complementar baseado na medida da profundidade ou da área, produzida pela penetração, pelo impacto ou pelo risco de um penetrador sobre a superfície do material a ser ensaiado. Assim sendo, pode-se afirmar que:

#Questão 438848 - Engenharia Mecânica, Geral, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Existem métodos padronizados para a determinação da tenacidade à fratura sob condições de deformação plana (KIc) que são válidos quando certas premissas oriundas dos estudos da Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE) são atendidas, significando, em primeira análise, realizar ensaios com corpos de prova de grande espessura em metais dúcteis. Por sua vez, a Mecânica da Fratura Elastoplástica (MFEP) surgiu em função das limitações na aplicação, a materiais dúcteis, do critério de tenacidade à fratura como uma propriedade do material. Desta forma, pode-se afirmar que a dimensão do fator de intensidade de tensões é:

#Questão 438850 - Engenharia Mecânica, Geral, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

O processo de fratura de um metal dúctil pressupõe que, antes que a trinca se propague, ocorra uma deformação plástica localizada em sua vizinhança, que é denominada a zona plástica na ponta da trinca. O termo CTOD, que é a abreviatura da expressão inglesa crack tip opening displacement, representa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis