Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2007

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Listagem de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2007

#Questão 425430 - Engenharia Eletrônica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Uma técnica de controle comumente utilizada na indústria é o controle liga/desliga (on/off). A respeito de características de sistemas de controle dessa natureza, julgue os itens a seguir.

Sistemas que usam este tipo de controle nunca apresentam ciclo limite.

#Questão 425432 - Engenharia Eletrônica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Uma técnica de controle comumente utilizada na indústria é o controle liga/desliga (on/off). A respeito de características de sistemas de controle dessa natureza, julgue os itens a seguir.

A histerese do dispositivo de chaveamento permite ajustar a freqüência de oscilação, geralmente observada na variável de saída do sistema.

#Questão 425434 - Engenharia Eletrônica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Uma técnica de controle comumente utilizada na indústria é o controle liga/desliga (on/off). A respeito de características de sistemas de controle dessa natureza, julgue os itens a seguir.

Deve-se achar a relação adequada de compromisso entre amplitude das ondulações de saída e sua freqüência.

#Questão 425436 - Engenharia Eletrônica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Uma técnica de controle comumente utilizada na indústria é o controle liga/desliga (on/off). A respeito de características de sistemas de controle dessa natureza, julgue os itens a seguir.

Sistemas dessa natureza podem ser adequadamente representados por uma função de transferência com variáveis no domínio de Laplace.

#Questão 425438 - Engenharia Eletrônica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Desprezando não-linearidades, considere um servomecanismo, implementado com um motor de corrente contínua e um tacômetro acoplado em seu eixo, que possui função de transferência dada por ,

em que VW (s) e Va (s) correspondem às transformadas de Laplace da tensão de saída do tacômetro e tensão de armadura do motor, respectivamente. KMT e J são constantes positivas. A dinâmica do amplificador de excitação de tensão, assumida como estática, é dada pelo ganho KAmp . Para controle de velocidade, o amplificador, o motor e o tacômetro estão em cascata, e realimentação negativa unitária é utilizada. Acerca do controle dinâmico do processo apresentado, julgue os itens a seguir.

Para KAmp positivo, se seu valor aumenta, a constante de tempo do sistema em malha fechada também aumenta.

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