Questões de Engenharia de Pesca do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Pesca do ano 2013

A piscicultura é a atividade da aquicultura responsável pela produção de peixes continentais e marinhos, em cativeiro. A piscicultura pode ser realizada em viveiros de terra, em tanques de alvenaria e em tanques-rede. Sobre os solos utilizados na construção e manejo de viveiros de terra, julgue os itens a seguir.

 I - Os melhores solos para a construção de viveiros de terra são os franco-argilosos, pela boa retenção da água.

II - O solo ideal deve ter pelo menos 10% de argila.

III - A matéria orgânica no sedimento pode ser refratária, quer dizer, fração da matéria orgânica passível de assimilação e transformação por organismos vivos.

IV - A calagem melhora a estrutura do solo do viveiro, mas desestabiliza a qualidade da água e faz com que os fertilizantes atuem com menos eficiência na produção de alimento vivo.

A quantidade de itens certos é igual a

O termo qualidade geralmente se refere à aparência estética e frescura, ao grau de deterioração que sofreu o pescado. Também pode envolver aspectos de segurança como ausência de bactérias perigosas, parasitas e compostos químicos. Sobre a avaliação da qualidade dos pescados, julgue os itens a seguir

I - A determinação de bases voláteis totais (BVT) é um dos métodos utilizados para avaliar a qualidade dos produtos pesqueiros.

II - A histamina é uma amina não volátil que pode ser produzida no pescado a partir do aminoácido histidina, por ação de enzimas de origem bacteriana.

III - O número de bactérias no pescado também pode ser estimado medindo-se a quantidade de adenosina trifosfato (ATP) de origem bacteriana.

IV - As provas analíticas objetivas, usadas no controle da qualidade nos pescados, podem ser divididas em dois grupos: provas discriminativas e provas descritivas.

A quantidade de itens certos é igual a:

As mudanças sensoriais na qualidade do pescado tais como aparência, odor, textura e sabor são percebidas através dos sentidos. As primeiras alterações sensoriais do pescado durante o armazenamento estão relacionadas com a aparência e a textura. Entretanto, a alteração mais dramática no pescado é o ataque do rigor mortis. O rigor mortis é a contração do músculo após a morte do pescado, causada por alterações químicas.

A alteração química prioritariamente responsável pelo rigor mortis é a redução

Em uma fazenda de camarão com 10 viveiros de 2 hectares individuais, o produtor cultiva o camarão a uma densidade média de 20 camarões/m², realizando 4 ciclos produtivos em um ano. A sobrevivência média é de 80%, com um peso de despesca de 8,0 g. O custo de produção foi de 70% de toda receita gerada com a venda do camarão, tendo a ração uma participação de 50% deste custo. O quilo do camarão foi vendido a R$ 9,00 e o da ração foi comprado a R$ 2,50. Considerando esta situação hipotética, qual foi o Fator de Conversão Alimentar (FCA) ao final de um ano de produção?

O sistema HACCP, conhecido como o sistema de análises de perigos e pontos críticos de controle, é amplamente utilizado no processamento de pescados para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Sobre o sistema HACCP, julgue os itens a seguir.

I - O sistema HACCP é fundamentado por 6 princípios básicos, aplicados em 12 passos.

II - A formação da equipe de trabalho é um dos princípios básicos, importante para o sucesso do sistema HACCP.

III - As Boas Práticas de Fabricação é um dos prérequisitos do sistema HACCP.

IV - A medida de controle se difere da medida corretiva, por ser a ação que se deve adotar quando os resultados de controle dos PCC indicarem desvios críticos no processo.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis