Questões de Engenharia de Alimentos do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Alimentos do ano 2011

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A operação de secagem dos resíduos de pescado fundamentase em princípios físico-químicos que promovem modificações químicas, sobretudo nos valores de atividade de água do alimento, o que possibilita o aumento de sua vida útil. Embora ocorra incremento da aceleração das reações químicas e bioquímicas, essas reações não afetam a qualidade dos produtos.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Na indústria de alimentos, sobras e materiais reaproveitáveis que não tenham valor comercial constituem o que se denomina resíduo. Cada unidade industrial pode adotar procedimento específico para o tratamento desses resíduos, por exemplo, de esgoto, inexistindo, portanto, procedimento padrão que possa ser adotado por todas as indústrias que explorem a mesma matéria-prima.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Para a clarificação e concentração de lodos de efluentes oriundos de indústrias de pescado, utilizam-se processos químicos, como a flotação, e processos químico-físicos baseados na desestabilização dos coloides por coagulação, seguida da floculação e da separação de fases por sedimentação.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A degradação dos lipídios constitui fator limitante da vida de prateleira da farinha de peixe, cuja composição química favorece o desenvolvimento da rancidez hidrolítica, que pode ser de natureza química, autolítica ou microbiana. Os valores obtidos na determinação do índice do ácido tiobarbitúrico, em regra, podem estar relacionados às condições de moagem, tratamento térmico e mistura do produto, que podem levar à formação de malonaldeído.

Acerca do lixo produzido pelas indústrias de pescado, julgue o próximo item.

O descarte do lixo produzido por indústrias de farinha de pescado deve ser feito em aterros sanitários, cuja estrutura física, distinta da dos aterros controlados, evita a contaminação do subsolo, dos lençóis freáticos e dos rios pelo chorume e a presença de animais vetores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis