Questões de Engenharia Civil da UECE

O cimento Portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Apesar de sua invenção ter ocorrido há mais de um século e, no Brasil, sua efetiva produção ter-se iniciado há cerca de 75 anos, muitos são os que fazem uso dele sem conhecê-lo com maior rigor. Assinale a opção que corresponde ao significado do tipo de cimento Portland CP II-Z.
  • A. Cimento Portland comum.
  • B. Cimento Portland composto com adição de escória.
  • C. Cimento Portland composto com adição de pozolana.
  • D. Cimento Portland de alta resistência inicial.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O solo é constituído por um esqueleto de grãos sólidos ou sua macroestrutura, que contém em seus interstícios água e ar. A presença destes interstícios constitui um maior ou menor grau de porosidade do solo, o que lhe confere uma característica de compressibilidade. Com a aplicação de sobrecargas oriundas de fundações das obras de engenharia sobre os solos compressíveis, podem vir a ocorrer recalques, que são deslocamentos verticais descendentes destes elementos construtivos, acarretando os chamados recalques diferenciais, que podem causar danos às estruturas. Considerando os diferentes tipos de recalques, é correto afirmar que
  • A. recalque por adensamento é aquele que ocorre em solos granulares e resulta da dissipação do excesso de poro pressão inicial com a transferência de carga ao esqueleto sólido. Pode ocorrer em um longo período de tempo.
  • B. recalque secundário é aquele que ocorre sob tensão variável, provocando a quebra dos grãos de argila, porém, sendo preponderante nas areias de granulometria uniforme. Ocorre normalmente em longos períodos de tempo.
  • C. recalque imediato é aquele que ocorre logo após a aplicação do carregamento ou sobrecarga, com parcela predominante nas areias, por serem solos de elevada permeabilidade. Nos solos finos saturados pode ocorrer por deformação a volume constante.
  • D. recalque por adensamento é o produto da compressibilidade do solo, que se constitui em fenômeno puramente mecânico, não havendo nenhuma relação com a composição iônica do fluido intersticial, ou seja, a água presente nos poros do seu esqueleto sólido.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Uma das propriedades fundamentais do comportamento dos solos se refere à sua resistência ao cisalhamento, característica essencial para a estabilidade em particular de obras de engenharia, tais como aterros, encostas, taludes, maciços de barragens e a capacidade de carga de fundações. A resistência ao cisalhamento de um solo é definida como a tensão do solo para um nível suficientemente grande de deformação que permita caracterizar uma condição de ruptura, estado no qual o solo não suporta mais acréscimo de carga. Os componentes que conferem ao solo uma resistência ao cisalhamento e consequente ruptura são o atrito interno e a coesão. Atente ao que se diz a seguir sobre a origem da parcela de resistência ao cisalhamento oriunda da coesão, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A coesão de um solo depende principalmente das tensões normais a ele aplicadas.

( ) A coesão de um solo depende particularmente da atração iônica entre partículas argilosas.

( ) A coesão de um solo se origina das tensões superficiais geradas pelos meniscos capilares.

( ) A coesão aparente de um solo se origina pelo efeito da sucção matricial e é função do grau de saturação do solo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, F, F, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A compactação de um solo é o processo manual ou mecânico para reduzir o seu volume de vazios, melhorando suas características de resistência, diminuindo sua deformabilidade e permeabilidade, conferindo-lhe estabilidade. A construção de aterros é, das obras de terra, a que mais exige o estudo da compactação. No que diz respeito à compactação de solos, assinale a afirmação verdadeira.
  • A. No caso de uma argila muito plástica, o esforço do rolo compressor fará com que a argila reflua, devido às suas propriedades plásticas, proporcionando uma compactação eficiente.
  • B. De uma forma geral, pode-se dizer que, para o mesmo esforço de compactação, atinge-se, nos solos argilosos, maiores valores de pesos específicos sob menores valores de umidade ótima.
  • C. Rolos lisos de rodas de aço são recomendados para areias uniformes e solos finos com elevada plasticidade, contribuindo para uma excelente compactação das camadas inferiores.
  • D. Quanto maior for a energia empregada para compactar um solo, tanto maior será a densidade atingida, porém, a umidade ótima para atingi-la deve ser mais baixa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A distribuição de pressões sob a superfície de contato de fundações superficiais e o solo depende do maior ou menor grau de rigidez do elemento de fundação, do carregamento oriundo da edificação, tendo em vista a capacidade de carga do mesmo solo, do tipo de carregamento, ou seja, se pontual ou distribuído em superfície, da profundidade de assentamento, assim como do tipo de solo e sua estratificação. Tendo em vista a distribuição de pressões no solo, deseja-se calcular a rigidez de uma sapata isolada através do seu módulo de deformação, que é a relação entre o módulo de elasticidade do material da fundação e o módulo de rigidez do solo de assentamento.

Assinale a opção que corresponde ao módulo de deformação “K” e a correta classificação de rigidez da sapata apresentada.

  • A. K = 0,65; sapata rígida.
  • B. K = 4,45; sapata flexível.
  • C. K = 3,75; sapata rígida.
  • D. K = 6,72; sapata no regime elástico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As estruturas de concreto armado podem sofrer agressões químicas, físicas ou biológicas. As patologias das estruturas provocam a corrosão das armaduras com o consequente desplacamento e desagregação do concreto, levando à perda da estabilidade e segurança estrutural. O Estudo das patologias das estruturas se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos seus sistemas de degradação. No que concerne aos principais fenômenos que causam as patologias no concreto, assinale a afirmação verdadeira.
  • A. A carbonatação do concreto é uma reação entre o monóxido de carbono (CO) presente na atmosfera e os produtos gerados durante a hidratação do cimento. O monóxido de carbono penetra nos poros do concreto através de difusão e reage com o hidróxido de cálcio no interior do concreto levando à formação de bicarbonato de sódio.
  • B. A corrosão das armaduras no interior do concreto é um processo eletroquímico onde ocorre simultaneamente uma reação de oxidação, uma de redução e a circulação de íons através do eletrólito. Dessa forma, pode-se concluir que somente oxigênio é consumido para que ocorra a formação de ferrugem nas armaduras.
  • C. Em elementos comprimidos, as fissuras e o desplacamento do concreto reduzem a área da seção transversal, porém mantém sua capacidade de carga. Em elementos submetidos à flexão, a perda de seção nas armaduras comprimidas torna-se mais importante.
  • D. Ao atingir as armaduras, os cloretos poderão romper a camada passivante que protege o concreto e causar sua corrosão caso haja a presença de dióxido de carbono e ausência de umidade. Com a formação das camadas de ferrugem surgem forças de tensão no interior do concreto que ocasionam trincas e fissuras.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para camadas do solo sem provocar ruptura do terreno. A escolha adequada do tipo de fundação é de extrema importância para o bom desempenho da edificação. Considerando os tipos de estaca, atente à seguinte descrição: “Trata-se de um tipo de estaca moldada in loco, em que a perfuração é revestida integralmente, em solo, por meio de segmentos de tubos metálicos (revestimento) que vão sendo rosqueados à medida que a perfuração é executada; o revestimento é recuperado; é armada em todo o seu comprimento e a perfuração é preenchida por uma argamassa de cimento e areia”.

O tipo de estaca acima descrito é a estaca

  • A. escavada com uso de fluido estabilizante.
  • B. raiz.
  • C. Franki.
  • D. moldada in loco Strauss.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O ensaio para estimar a taxa de percolação do solo, apesar da imprecisão, é o mais simples que se conhece e, desde que seja utilizado em conjunto com os ensaios de tato e visual do solo, pode ser instrumento útil para avaliação da capacidade de infiltração do solo. A unidade da taxa de percolação obtida no ensaio é
  • A. m.
  • B. min.m.
  • C. min/m.
  • D. min.m².
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A alvenaria estrutural é um importante sistema construtivo que atingiu seu auge no Brasil na década de 80, do século XX, considerada como um sistema para usuários de baixa renda. Pelo seu grande potencial de redução de custos, diversas construtoras e produtoras de blocos ou tijolos investiram nessa tecnologia, de modo a torná-la mais vantajosa. Nesse tipo de estrutura, a alvenaria tem a finalidade de resistir ao carregamento da edificação, tendo as paredes função resistente. Sobre o sistema de alvenaria estrutural, é correto afirmar que
  • A. a execução da alvenaria portante ou estrutural deve ser controlada, em relação ao prumo das paredes e sua altura, porém, uma alteração na espessura das juntas não modifica a sua capacidade resistente.
  • B. nas alvenarias estruturais, as juntas de dilatação devem ser espaçadas de 25 a 50 m, para evitar uma possível fissuração devido à expansão dos tijolos ou blocos cerâmicos por incorporação de umidade ou variação de temperatura.
  • C. os tijolos ou blocos que compõem a alvenaria estrutural, qualquer que seja o material utilizado em sua fabricação, devem ter as propriedades de adequada resistência à compressão, possuir durabilidade e dimensões uniformes.
  • D. no assentamento dos blocos cerâmicos estruturais, os furos são geralmente dispostos horizontalmente, ocasionando o aumento da resistência dos painéis de alvenaria: isto se deve ao seu mecanismo de ruptura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atente para a figura abaixo, que representa um canal trapezoidal com paredes rochosas, em um sistema de drenagem de águas pluviais, e para os dados apresentados em seguida.

Considerando a figura e os dados apresentados acima, é correto afirmar que a vazão “Q” desse canal trapezoidal, em m3/s, é

  • A. 18,7.
  • B. 53,2.
  • C. 48,6.
  • D. 32,5.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: