Questões de Engenharia Civil da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil da FGV

#Questão 1008691 - Engenharia Civil, , FGV, 2022, MPE-SC, Analista em Engenharia Civil

A figura abaixo mostra uma tubulação de água na qual foi instalado um manômetro em U, que tem a outra entrada aberta para a atmosfera.
Imagem associada para resolução da questão
Sabendo-se que o peso específico do líquido manométrico é de 30 kN/m3 e que o peso específico da água é de 9,81 kN/m3 , o valor da pressão relativa na tubulação, no ponto onde foi instalado o manômetro, é de:

O número de Froude é um importante adimensional usado para definir o regime de escoamento em canais abertos. Dessa forma, pode ser visto se o fluxo é dominado por forças de inércia ou por forças de gravidade.
Equação de Froude: Fr = V/ ?g?y, onde: V é a velocidade, g = 9,81 é a gravidade e y é a profundidade hidráulica.
Seja um canal retangular com largura b de 6 m, com coeficiente de rugosidade n de 0,013 e com declividade So = 0,0004 m/m.
Sabendo-se que esse escoa uma vazão Q de 10 m3/s e que a altura da lâmina de água do fluxo uniforme H0 é de 1,2 m, o regime de escoamento desse canal quanto ao número de Froude é

#Questão 1008693 - Engenharia Civil, , FGV, 2022, MPE-SC, Analista em Engenharia Civil

O hidrograma unitário é uma ferramenta muito importante para obter indiretamente vazões de projeto a partir de precipitações críticas.
A tabela a seguir apresenta o hidrograma unitário resultante de uma precipitação efetiva unitária de 10 minutos, em uma seção de uma bacia hidrográfica onde se pretende dimensionar uma estrutura hidráulica.
Imagem associada para resolução da questão
A vazão de pico do hidrograma unitário resultante de uma precipitação efetiva unitária de 40 minutos, para a mesma seção de controle da mesma bacia hidrográfica (mm/?t), é de:
Observação: usar os princípios do hidrograma.

#Questão 1008694 - Engenharia Civil, , FGV, 2022, MPE-SC, Analista em Engenharia Civil

Uma Estação de Tratamento de Esgoto, buscando tratar a DBO do efluente, foi concebida em um esquema composto por dois reatores em sequência: uma lagoa facultativa primária e uma secundária.
A vazão afluente na lagoa primária é de 1.500 m3/dia e a concentração de DBO5,20°C nesse fluxo é de 400 mg/L. A eficiência de remoção da DBO (solúvel e em suspensão) da lagoa primária é de 75,0%.
Sabendo-se que a taxa de aplicação superficial da lagoa facultativa secundária é de 125 kg DBO/(ha.dia), a área superficial da lagoa facultativa secundária é de:

#Questão 1008695 - Engenharia Civil, , FGV, 2022, MPE-SC, Analista em Engenharia Civil

A figura abaixo apresenta uma bacia hidrográfica hipotética na qual se deseja obter a precipitação média. Nessa, em uma malha com células quadradas de 10 x 10, os postos pluviométricos nomeados com letras (A, B, ..., G) estão representados por estrelas e os divisores topográficos estão marcados por linhas grossas.
Imagem associada para resolução da questão
As precipitações nos postos são: A = 67 mm, B = 51 mm, C = 52 mm, D = 47 mm, E = 44 mm, F = 37 mm e G = 34 mm A precipitação média na bacia pelo método de Thiessen é de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis