Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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A reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de

Como revestimento de um pavimento asfáltico pode ser utilizada uma mistura asfáltica a quente com graduação descontínua, que permite o maior número de contatos entre os agregados graúdos. Um exemplo deste tipo de mistura asfáltica é o

Ao especificar uma pavimentação para um estacionamento, o engenheiro optou, para o local, por peças de concreto pré-moldadas, conforme a NBR 9781:1987 (Peças de concreto para pavimentação – Especificação).

Para que as condições de aceitabilidade do material sejam as recomendadas por essa norma, na inspeção visual dos lotes, as peças defeituosas não podem ultrapassar, em cada lote, a cota de

Para o aterro entre as estacas 480 e 481, será adotado o fator (coeficiente) de redução fr = 1,20, e 100% do material será oriundo de uma jazida de empréstimo.

Dessa forma, o volume (natural) geométrico do corte a ser realizado para atender ao empréstimo, em m3, é

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, em seu Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, descreve os principais levantamentos e pesquisa que podem ser empregados na elaboração do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade.

Tomando por base esse Caderno de Referência, no inventário físico de um projeto, coube a um dos engenheiros fazer os seguintes levantamentos:

1 – Classificação e hierarquia viária

2 – Descrição de dispositivos cicloviários

3 – Estações de metrô

4 – Localização de polos geradores de tráfego

5 – Garagens das empresas de transporte

Considerando inventário de equipamentos urbanos associados ao serviço de transporte público como grupo I e inventário do sistema viário como grupo II, os levantamentos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à sequência

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