Questões sobre Planejamento e Controle de Obras

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento e Controle de Obras

Para realizar o orçamento de obras, é necessário levar em consideração uma série de fatores como valor dos insumos, encargos sociais e BDI. Nesse sentido, analise a tabela abaixo que descreve os insumos e custos unitários para executar 1 m² de alvenaria de blocos de concreto.




Supondo que o BDI estipulado para esse serviço seja de 30% e que os encargos sociais sejam 120%, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere que a montagem de formas para lajes tenha uma equipe de 2 carpinteiros e de 10 ajudantes de carpinteiro. Ao final de um dia de 8 horas de trabalho, com todos os operários trabalhando pelo mesmo tempo, a equipe realizou a montagem de 32 m² de forma. A produtividade dos carpinteiros e a dos ajudantes de carpinteiro, em m²/hora, é, respectivamente:

A tabela abaixo relaciona os insumos e mão de obra necessários para realizar a pintura com tinta látex PVA de 1 m² de uma parede interna de uma edificação com duas demãos e sem o uso de massa corrida. Os valores dos custos unitários são hipotéticos.
Insumo/ Mão de obra Unidade Quantidade Custo Unitário (R$) Selador base PVA 1 0,12 8,00 Lixa grana 100 un 0,25 2,00 Tinta látex PVA 1 0,17 15,00 Pintor h 0,40 18,00 Ajudante de pintor h 0,35 12,00
Considerando o BDI de 26% e o custo de encargos sociais sobre a mão de obra de 130%, o preço do metro quadrado do serviço em questão é de aproximadamente:

O índice BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas. Definido como um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).
São considerados elementos necessários para o cálculo do BDI:
I. Administração Central (AC) é a despesas com a estrutura administrativa da empresa, como aluguel, recursos humanos, serviços de telecomunicações etc.
II. Custo Financeiro (CF) é uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado no mercado financeiro (uma das referências usadas neste caso é o rendimento do CDB).
III. Seguros (S) é o percentual (cerca de 0,6%) sobre o total da obra, que deve ser reservado como seguro básico.
IV. Garantias (G) é a taxa de caução, seguro garantia, fiança bancária ou títulos da dívida pública.
V. Margem de Incerteza (MI) representa custos com imprevistos não cobertos por seguros.
VI. Tributos Municipais (TM) taxa relativa ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e outros tributos municipais.
VII. Tributos Estaduais (TE) compreende o percentual dos tributos estaduais, como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando houver.
VIII. Tributos Federais (TF) entram as contribuições para os Programas de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), por exemplo.
IX. Margem Bruta de Contribuição (MBC) é a lucratividade prevista para o projeto.
Estão CORRETAS:

Segundo a Resolução-RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, em seu art. 3º, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, as Secretariais Estaduais e Municipais de Saúde são responsáveis pela:
Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis