Questões sobre Fundações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fundações

Durante o dimensionamento de uma viga de concreto armado com seção retangular, tem-se os seguintes dados:

Concreto (Resistência característica à compressão) fck = 20 Mpa.

Aço CA-50.

Altura útil da seção = d = 27 cm.

Posição da linha neutra = x = 12 cm.

Largura da viga = bw = 12 cm.

Coeficiente de minoração do aço = 1,15.

Coeficiente de minoração do concreto = 1,4.

Diante de tais informações assinale a alternativa que apresenta a força total na seção comprimida de concreto, considerando-se o estado limite último.

#Questão 636414 - Engenharia Civil, Fundações, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno

A estaca é um elemento estrutural longo, instalado no terreno para transferir as cargas estruturais para os solos a uma profundidade significativa abaixo da base da estrutura, que pode ser de aço, concreto, madeira, plástico ou mesmo da combinação destes materiais. A respeito das definições dos termos principais das estacas, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Estaca concretada “in situ”.

2. Estaca de atrito.

3. Estaca de ponta.

4. Estaca flutuante.

( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo na ponta ou na base de uma estaca.

( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo por cisalhamento lateral ao longo de um comprimento substancial da estaca.

( ) Estaca por atrito para a qual a resistência de ponta é desconsiderada.

( ) É construída utilizando concreto lançado em um pré-furo.

A sequência está correta em

#Questão 636419 - Engenharia Civil, Fundações, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno

Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na superfície ou enterrada no solo para compensar toda ou parte das cargas aplicadas. Com frequência, elas são descritas como fundações enterradas, pois trabalham como lajes flutuantes quando parte ou todas as cargas oriundas da superestrutura são compensadas através do embutimento. A respeito dos tipos de lajes flutuantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Laje enterrada celular: é uma estrutura de concreto em caixão, apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. Lajes enterradas celulares são utilizadas onde há cargas muito elevadas, em espaço subterrâneo, e com uma barreira de água quando apoiadas abaixo do nível do lençol freático.

( ) Laje enterrada compensada: é uma laje de concreto apoiada sobre uma escavação em uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa total ou parte da tensão aplicada. Este tipo de laje enterrada é usado em estruturas com pavimentos múltiplos ou outras estruturas quando as cargas de pilares são muito grandes e um espaço profundo subterrâneo é necessário. Ao remover a massa de solo para compensar toda ou parte da tensão aplicada, o potencial para ruptura por cisalhamento e recalque excessivo é levemente aumentado.

( ) Laje espessa apoiada sobre um greide: é uma laje de concreto apoiada sobre uma superfície acabada de solo e com aumento de espessura nas regiões de pilares e paredes para melhor resistência do concreto aos esforços de torção. Uso semelhante como para laje apoiada em um greide, mas, neste caso, as cargas dos pilares ou das paredes são maiores, de modo que a espessura da laje sob os pilares e paredes é aumentada para proporcionar a resistência necessária aos esforços de torção.

( ) Laje enterrada com nervuras invertidas: é uma laje de concreto com nervuras alinhadas com os pilares apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. O piso da laje é integrado com a laje enterrada. Em geral são utilizadas em estruturas levemente carregadas.

A sequência está correta em

Um dos tipos de fundação rasa é o radier. Para que haja eficiência na sua produção devem ser seguidas algumas etapas.

1. Locação topográfica: para garantir o posicionamento do radier correto e nivelamento do terreno: respeitando a tolerância máxima de variação no nivelamento de 1 cm ou 2 cm no momento da terraplenagem para evitar o consumo excessivo de concreto.

2. Tubulações: são enterradas com localização prédefinida no gabarito. Para desmarcar a abertura das valas, a faixa pode ser feita com cal ou areia de outra cor. Depois deve ser feito o envelopamento com areia, garantindo que todos os extratos estejam preenchidos, para evitar que a tubulação rompa com a compactação.

3. Colocação de lona plástica: para evitar a percolação ascendente e evitar a perda da água do concreto.

4. Nivelamento do gabarito: além da necessidade de se respeitar a sequencia de montagem do gabarito metálico, que já é a forma do radier, seu nivelamento garante a espessura mínima de concreto no pior ponto.

5. Espaçamento da ferragem: utilização de espaçadores para garantir que a ferragem não irá encostar no plástico.

6. Acabamento superficial: feitas através de mestras metálicas, fazem o nivelamento e no início da pega do concreto usa-se a máquina acabadora.

A sequência correta para execução de um radier é:

Para o perfil geotécnico abaixo pretende-se construir um edifício comercial com quatro pavimentos. A fundação direta com cota de apoio – 3 m é considerada mais adequada economicamente para o projeto.

A tensão admissível do solo em kPa e a área máxima da sapata em metros quadrados são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis