Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na su...

#Questão 636419 - Engenharia Civil, Fundações, IDECAN, 2017, INCA, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno

Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na superfície ou enterrada no solo para compensar toda ou parte das cargas aplicadas. Com frequência, elas são descritas como fundações enterradas, pois trabalham como lajes flutuantes quando parte ou todas as cargas oriundas da superestrutura são compensadas através do embutimento. A respeito dos tipos de lajes flutuantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Laje enterrada celular: é uma estrutura de concreto em caixão, apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. Lajes enterradas celulares são utilizadas onde há cargas muito elevadas, em espaço subterrâneo, e com uma barreira de água quando apoiadas abaixo do nível do lençol freático.

( ) Laje enterrada compensada: é uma laje de concreto apoiada sobre uma escavação em uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa total ou parte da tensão aplicada. Este tipo de laje enterrada é usado em estruturas com pavimentos múltiplos ou outras estruturas quando as cargas de pilares são muito grandes e um espaço profundo subterrâneo é necessário. Ao remover a massa de solo para compensar toda ou parte da tensão aplicada, o potencial para ruptura por cisalhamento e recalque excessivo é levemente aumentado.

( ) Laje espessa apoiada sobre um greide: é uma laje de concreto apoiada sobre uma superfície acabada de solo e com aumento de espessura nas regiões de pilares e paredes para melhor resistência do concreto aos esforços de torção. Uso semelhante como para laje apoiada em um greide, mas, neste caso, as cargas dos pilares ou das paredes são maiores, de modo que a espessura da laje sob os pilares e paredes é aumentada para proporcionar a resistência necessária aos esforços de torção.

( ) Laje enterrada com nervuras invertidas: é uma laje de concreto com nervuras alinhadas com os pilares apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. O piso da laje é integrado com a laje enterrada. Em geral são utilizadas em estruturas levemente carregadas.

A sequência está correta em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis