Questões sobre Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária

“Dentre os principais métodos disponíveis para valoração econômica dos danos ambientais há um que utiliza a energia solar incorporada aos recursos ambientais para expressar a contribuição da natureza na produção de insumos, matérias-primas, produtos e serviços; permite, ao contrário do que ocorre na economia convencional, atribuir um valor real aos recursos naturais pelo bem-estar que eles proporcionam, em virtude de suas funções ecossistêmicas e serviços ambientais realizados. O valor monetário dos serviços ambientais afetados por um evento de poluição, por exemplo, quantificado por este método, avalia o fluxo de matéria e energia e permite analisar o nível biofísico de estresse ambiental a partir de vetores de produção e demanda por ativos e serviços ecossistêmicos.” As informações se referem a:

Um dos métodos mais utilizados na Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é a matriz de Leopold, que é composta por 100 ações humanas que podem causar impactos e 88 componentes ambientais que podem ser afetados por tais ações, resultando em 8.800 possíveis interações. Algumas de suas vantagens são uma metodologia de aplicação de baixo custo e aplicável a todos os tipos de projetos que envolvam danos ambientais; atualmente outros métodos derivam deste. Contudo, a matriz de Leopold também apresenta as seguintes desvantagens, EXCETO:

A localização da área de Reserva Legal, no imóvel rural, deverá levar em consideração os seguintes estudos e critérios exceto:

Analise as afirmativas sobre recuperação de áreas degradadas e marque a alternativa correspondente.
I- Área degradada: área impossibilitada de retornar por uma trajetória natural, a um ecossistema que se assemelhe a um estado conhecido antes, ou para outro estado que poderia ser esperado. II- Área perturbada: área que após o impacto ainda mantém meios de regeneração biótica, ou seja, possui capacidade de regeneração natural. III- Restauração: restituição de um ecossistema, ou de uma população silvestre, degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. IV- Recuperação: retorno ao estado original da área, da mesma forma que eram antes de serem modificadas pela interferência do homem.

Dependerá de Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, exceto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis