Questões de Engenharia Agronômica da COPS UEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da COPS UEL

Com relação ao ecossistema, assinale a afirmativa correta:

O fertilizante nitrogenado uréia apresenta menor perda na sua aplicação quando:

A conservação da água e do solo é de fundamental importância para a gestão dos recursos hídricos. O processo de desenvolvimento das bacias hidrográficas brasileiras revela que os mais fortes e mais amplos impactos ambientais são muito recentes e são devidos a algumas causas. Com base no texto e seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir. Fonte: SANTOS, D.; ROMANO, P. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de Política Agrícola, Brasília: n. 2, abr/maio/jun 2005, p. 51-64.

I. A intensa, rápida e desordenada urbanização e início da industrialização, a partir da década de 1950, apresentou reflexos nocivos ao meio ambiente.

II. O uso de técnicas conservacionistas, a manutenção permanente da cobertura vegetal, a proteção das nascentes e das matas ciliares e a utilização do controle biológico para pragas, causou danos ao meio ambiente.

III. O desmatamento, como fonte de energia para a produção de carvão (insumo básico da siderurgia), foi um fator que afetou o meio ambiente.

IV. O intensivo uso do solo para a agricultura (grãos), iniciado há 25 anos, com eliminação da maior parte da cobertura vegetal (cerrado), foi prejudicial ao meio ambiente.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Considere as afirmativas a seguir, acerca da estrutura fundiária e social brasileira na segunda metade do século XX:

I. No princípio da década de 60, duas novas legislações vieram à luz com a finalidade de promover reformas e modernização capitalista no meio rural brasileiro: o Estatuto do Trabalhador Rural, que regulamentou os direitos trabalhistas no campo, e o Estatuto da Terra, que regulamentou as políticas de colonização e de reforma agrária no país, além da geração e difusão de tecnologias para a agricultura.

II. O advento do regime militar (1964-1985) mitigou a capacidade de organização dos movimentos sociais no campo estimulando, em contrapartida, a colonização da região amazônica e a modernização agrícola baseada no modelo da revolução verde.

III. O programa de colonização dirigida, implementado pelo governo brasileiro durante as décadas de 60 e 70, promoveu a desconcentração fundiária em todas as regiões do país, proporcionando um expressivo aumento na produção de alimentos para o mercado interno, por parte das pequenas e médias unidades de produção.

IV. O esgotamento do programa agrário do regime militar manifestou-se nos princípios da década de 80, motivado pelo questionamento dos efeitos ambientais da política de colonização, pela insatisfação dos assalariados agrícolas e pelo aumento do desemprego no campo, formando o contexto a partir do qual os movimentos sociais rurais reacenderam sua atuação, dentre os quais destaca-se o MST.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Considere a seguinte afirmação sobre a utilização de métodos de planejamento rural na gestão da unidade de produção agrícola:

Com base na citação acima e na literatura atual sobre planejamento rural, considere as afirmativas a seguir:

I. A adoção do planejamento rural como instrumento de gestão do empreendimento agrícola corresponde ao estabelecimento de bases racionais nos processos de trabalho e de produção rural, com adequação dos meios disponíveis aos objetivos desejados e com diminuição do número de erros na introdução de inovações produtivas.

II. A difusão em grande escala de técnicas de planejamento rural é algo recente no Brasil, experimentando grande avanço a partir dos princípios da década de 90, com a liberalização do mercado de produtos agrícolas e o conseqüente ganho de produtividade das comodditties brasileiras no mercado internacional.

III. Dentre as vantagens da utilização do planejamento rural na unidade agrícola, podemos ressaltar o alcance de maior eficiência no cumprimento de metas e objetivos econômicos, com ganho de tempo e economia de recursos produtivos.

IV. O planejamento rural é uma técnica de gestão de uso exclusivo nos limites da unidade agrícola, própria para a busca de efeitos micro-econômicos, sendo desprezível seu emprego na gestão do desenvolvimento regional e na elaboração das políticas de pesquisa e extensão rural.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis