Questões sobre Controle de Qualidade e Tecnologia dos Produtos Agropecuários

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Controle de Qualidade e Tecnologia dos Produtos Agropecuários

No manejo integrado de pragas e plantas invasoras, devem ser levados em conta pelo agrônomos aspectos referentes às características sazonais e aos mecanismos de reprodução sexuado, assexuado e misto de cada espécie, visto que a presença destas em áreas agrícolas, tanto por competição quanto alelopatia, leva a perdas e redução significativas da produtividade dos cultivos. Esses efeitos podem até mesmo representar um risco ambiental de forte intensidade e grande magnitude, relacionado à perda total de lavouras, gerando prejuízos econômicos e desequilíbrios socioecológicos. No caso da dispersão de seus propágulos, são exemplos:

Na atualidade, os engenheiros agrônomos presenciam uma preocupação crescente com a segurança alimentar, áreas de cultivos mais sustentáveis e adequadas, concomitantes ao manejo adaptativo e integrado dos recursos naturais de uso comum, propiciando alterações socioecológicas nos sistemas de cultivos tradicionais, visando menos impactos ambientais adversos. Nesses sistemas, as novas exigências requerem metodologias alternativas de controle dos vários tipos de pragas, sendo conhecidas, como

Sobre o estabelecimento das normas de controle do trânsito de plantas, exceto material in vitro, hospedeiras do ácaro vermelho das palmeiras (Raoiella indica), considere:

I. A praga pode atingir folhas de coqueiro, açaí, buriti, laranja, bananeiras e tamareiras.

II. Por meio do material hospedeiro, o ácaro mobiliza-se por grandes distâncias, e, por outro lado, em curtas e médias distâncias se espalha com o vento.

III. O controle do trânsito evita a dispersão do ácaro.

IV. A cultura da banana no Brasil, com a entrada do ácaro vermelho das palmeiras, sofre prejuízos, principalmente no caso dos pequenos produtores.

V. Os estragos da praga para flora nativa são amplamente conhecidos no Brasil, principalmente pelos ribeirinhos da Amazônia.

Está correto o que se afirma APENAS em

Os procedimentos para implantação e manutenção do sistema de mitigação de risco para a praga Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis (Morelet) Deighton compreendem uma lista de medidas obrigatórias, entre as quais, os cuidados no pós-colheita, na casa de embalagem e destinação final do produto para os centros de comercialização. Para tanto,

A Defesa Sanitária Vegetal no Estado do Maranhão detectou oficialmente a presença da praga Sigatoka Negra, considerada como a causadora da mais grave doença das bananeiras no cenário internacional, exigindo a integração de diferentes manejos de risco da praga. Nesse caso, a implantação e a manutenção do Sistema de Mitigação de Risco pelos agrônomos têm como objetivo controlar, na cadeia produtiva de banana, a presença do fungo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis